A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD na sigla em inglês) concluiu que as pequenas empresas, sobretudo as de países em desenvolvimento, não estão a explorar devidamente as tecnologias da informação e comunicação.



As pequenas empresas apresentam menores taxas de ligação à Internet do que as empresas com mais funcionários, um cenário que agrava consoante a menor força da economia do país.



Na Suíça, por exemplo, entre 90 a 98% de todas as empresas têm ligação à grande rede. No Omã cerca de 98% das empresas com mais de 50 funcionários também têm ligação à Internet, mas o número cai de forma dramática nas empresas com nove ou menos funcionários: apenas 10% dos negócios estão conectados.



Na perspetiva da UNCTAD os dados são preocupantes pois as micro, pequenas e médias empresas são uma importante fatia do tecido empresarial que contribui para a inovação e crescimento dos países – uma situação que pode ter repercussões a nível político.



Outra conclusão do estudo está relacionada com o desempenho ao nível do comércio eletrónico. Apesar de o e-commerce apresentar uma tendência de crescimento ao longo dos últimos anos, as empresas contribuem maioritariamente comprando produtos.



No Azerbeijão, na Tailândia e no Egipto, apenas 20% das empresas estão a vender online. Mesmo nos países com economias fortes, a taxa de negócios que vendem produtos e serviços através da Internet fica abaixo dos 50%.



A UNCTAD diz que apesar de as empresas serem das primeiras entidades a tirar partido das novas tecnologias, o acesso às mesmas não é feito de forma equilibrada.



Mas as falhas que existem atualmente abrem uma janela de boas perspetivas futuras: isto porque na opinião da entidade internacional, existe uma grande margem de manobra tanto no número de empresas ligadas à Internet como no número de empresas que usam os meios online para comercializar serviços e produtos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.