Os resultados financeiros da Microsoft para o trimestre que terminou em 30 de Junho de 2003 mostram que a empresa continua a revelar um crescimento nas venda apesar da crise do sector tecnológico. A gigante de software revelou ter conseguido resultados de 8,07 mil milhões de dólares num crescimento de 11 por cento em relação ao período homólogo do ano passado.



Também os lucros da empresa apresentaram uma evolução positiva, crescendo 25 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2002 e atingindo os 1,92 mil milhões de dólares. O resultado do acordo legal estabelecido com a AOL, que obrigou a Microsoft a pagar 796 milhões de dólares, reflectiu-se nos resultados operacionais, que sofreram por isso uma quebra de 24 por cento.



O encerramento das contas trimestrais corresponde ao quarto trimestre fiscal da empresa, pelo que foram igualmente apresentados os resultados relativos ao ano de 2003. No total a Microsoft registou receitas de 32,19 mil milhões de dólares, num crescimento de 13 por cento em relação a 2002. Os resultados operacionais também aumentaram para 13,22 mil milhões de dólares e os lucros foram de 9,9 mil milhões de dólares.



A Microsoft revelou ainda em comunicado que a área de plataforma de servidor demonstrou bons resultados, com um crescimento global de 17 por cento quando comparada com o período homólogo, sendo que o Windows Server cresceu 24 por cento e o SQL Server 34 por cento. Ao mesmo tempo também a rede MSN apresentou receitas recorde este trimestre, com um crescimento de 25 por cento, que a empresa atribui a uma maior investimento em promoção publicitária.



Também a área de entretenimento registou crescimento, mas mais modesto, aumentando apenas 8 por cento em relação ao período homólogo. A Xbox já vendeu mais de 9,4 milhões de consolas e o serviço Xbox Live tem mais de 500 mil assinantes em todo o mundo.



Para o próximo trimestre as expectativas da empresa são positivas, sendo esperadas receitas na ordem dos 7,9 a 8,1 mil milhões de dólares.

Notícias Relacionadas:

2003-05-30 - Microsoft e AOL põem fim à guerra dos browsers através de acordo

2003-04-16 - Resultados da Microsoft crescem no terceiro trimestre fiscal de 2003