As informações sobre a investigação começaram a ser publicadas ontem depois de a empresa ter recebido a visita de investigadores do governo nos seus escritórios em quatro cidades.



A Microsoft confirmou entretanto que estava a ser alvo de uma investigação oficial no país, mas não adiantou detalhes sobre o processo, nem explicou o que aconteceu durante a visita das autoridades. Disse apenas que a visita foi o ponto de partida da investigação oficial de que será alvo.



A operação acontece num momento em que as relações entre China e Estados Unidos são tensas e onde as trocas de acusações de espionagem entre os dois países são constantes.



As empresas chinesas têm sido acusadas nos Estados Unidos de estarem ao serviço do Governo e das suas necessidades de informação, a China responde na mesma moeda desconfiando das empresas ocidentais e tentando controlar de forma rigorosa as atividades destas no seu mercado local.



Nos últimos meses as acusações dos meios locais sobre a cooperação entre empresas norte-americanas e Governo tem subido de tom e a investigação agora em marcha pode estar relacionada com esse sentimento crescente de desconfiança.

Nota de redação: As autoridades chinesas anunciaram entretanto que a investigação em curso tem por base suspeitas de políticas monopolistas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico