O programa Partners in Learning terá, nos próximos cinco anos, um apoio renovado por parte da Microsoft. A empresa anunciou hoje no Government Leaders Forum - Europe que vai investir 235,5 milhões de dólares e que pretende triplicar o impacto dos três principais programas da iniciativa: Professores Inovadores, Alunos Inovadores e Escolas Inovadoras.



Com este incentivo, no total de 10 anos de compromisso com o programa, a empresa eleva o seu investimento para quase 500 milhões de dólares ao serviço da comunidade educativa com recursos e formação que permitem aos estudantes alcançar todo o seu potencial.



A iniciativa Partners in Learning constitui uma iniciativa educacional no âmbito do Microsoft Unlimited Potential e tem como objectivo garantir oportunidades de aprendizagem. Para isso, a empresa conta com a colaboração do sector público e privado, através de parcerias da educação em todo o mundo.



Bill Gates, presidente da Microsoft, assume que o Partners in Learning constitui "uma das vias usadas" pela empresa "para trabalhar com governos e escolas em todo o mundo, no sentido de ajudar os professores a utilizar a tecnologia na sala de aula de modo a tornar o processo de aprendizagem mais aliciante e vantajoso para o século XXI".



Desde que foi lançado o programa, em 2003, já foram beneficiados mais de 90 milhões de estudantes, professores e responsáveis pela educação em 101 países.



Em Portugal já foram apoiados mais de 33 mil professores e mais de 600 mil alunos através do Partners in Learning e criados e distribuídos recursos pedagógicos para professores (Pr@tic e Pr@tic Inovação) em 1500 escolas.



Até 2009, e tendo em conta o que já foi investido desde 2004, a Microsoft vai canalizar 1 milhão de euros no programa para Portugal. Até aqui, este investimento tem sido orientado para o apoio a projectos do Ministério da Educação na área das TI, entre os o lançamento da nova disciplina TIC e a criação de mil salas TIC para a docência da disciplina em cerca de 1200 escolas de todo o país. O projecto Professores, Computadores e Internet nas Escolas também fazem parte da campanha, através da qual foram distribuídos cerca de 31 mil portáteis nas escolas e ainda a formação de professores e programas de sensibilização sobre segurança na Internet nas escolas.



Outro programa inserido na campanha é a Rede de Professores Inovadores, na qual participam mais de 14 mil docentes, através da qual podem partilhar as suas ideias com colegas em todo o mundo.



Por fim, o programa Aluno Inovadores disponibiliza software a preços acessíveis a governos qualificados para a aquisição de PCs baseados em Windows para utilização pessoal em casa por alunos de escolas primárias e secundárias, enquanto que no Escolas Inovadoras a Microsoft trabalha com governos, educadores e parceiros no sentido de prestar orientação especializada na reforma holística das escolas, juntamente com um guia de integração tecnológica para ajudar as escolas a cumprir os respectivos objectivos educativos.



Notícias Relacionadas:

2005-05-12 - Portal dos Professores Inovadores da Microsoft arranca no dia 31 de Maio

2004-03-15 - Ministério da Educação inaugura primeira sala de TIC e assina protocolos com várias entidades