O grupo vai formar 250.000 pessoas até 2027 para "aumentar os conhecimentos e as competências" em matéria de inteligência artificial e vai também aumentar a capacidade dos seus três centros de dados, explica a Microsoft em comunicado.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, afirmou numa conferência de imprensa na Suécia, que o gigante norte-americano "está a anunciar o maior investimento da sua história na Suécia". "Este investimento permitirá à Suécia manter-se na vanguarda da competitividade global", salientou o gestor.

Nos últimos meses, o grupo norte-americano anunciou programas de investimento de dimensão semelhante noutros países importantes em matéria de IA, nomeadamente em França, onde prevê investir 4.000 milhões de euros e no Japão (3.000 milhões de euros).

Na Suécia, a Microsoft fornecerá 20.000 processadores gráficos avançados, essenciais para o treino de modelos de IA, e aumentará a capacidade dos seus centros de armazenamento de dados em Sandviken, Gävle e Staffanstorp.

"A IA é um catalisador para muitas coisas", disse o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, na mesma conferência de imprensa.

"Também ajudará a acelerar o desenvolvimento noutras áreas. Este enorme investimento na Suécia poderá abrir caminho a outros investimentos", acrescentou.

No domínio da formação, a Microsoft está a criar um conselho de peritos em IA que reúne líderes do mundo académico, empresarial e do setor público para determinar e orientar o seu programa.