O conceito foi desenvolvido por um grupo de empreendedores brasileiros. Inspira-se num exemplo internacional bem conhecido, mas tem algumas particularidades. As lojas da Onii são mini-mercados ou lojas de conveniência para instalar em prédios, condomínios, empresas, escolas e outros espaços comunitários. Funcionam 24 horas por dia e são completamente autónomas. O cliente faz compras sozinho e paga com uma aplicação, também criada pela marca. 

No Brasil o modelo tem feito sucesso. O projeto arrancou no ano passado, só com uma loja, já tem 125 e no final do ano deverá contar com 500 lojas. A expansão é suportada num modelo de franchising e já há acordo assinado para o master franchise em Portugal, revela hoje o Jornal de Negócios. 

A aplicação é a peça central para utilizar o serviço. Pode ser descarregada antes de entrar na loja, ou partir de um QR Code afixado na porta de qualquer loja. É com esta app que os armários de bens são abertos e é também com ela que, no fim de encher o cesto, o cliente regista os códigos de barras de cada produto e paga. Na conta tem de estar previamente configurado um meio de pagamento, como o cartão de crédito. 

Cada loja Onii pode ter entre dois e 20 metros quadrados e pode vender entre 180 e 650 tipos de produtos. Em declarações ao Negócios, os empreendedores que criaram a Onii explicam que “é a democratização do modelo Amazon Go”.

Em Portugal, numa primeira fase, serão lançadas cinco lojas em Lisboa e outras três na zona do Porto/Gaia e Sintra. Portugal é o país de arranque do processo de internacionalização da Onii, por causa da língua e da proximidade cultural, mas a empresa está também já a negociar parcerias para os Estados Unidos e Chile. 

Este carrinho de compras “inteligente” da Amazon tem um ecrã touch, câmaras e uma balança. Para quê?
Este carrinho de compras “inteligente” da Amazon tem um ecrã touch, câmaras e uma balança. Para quê?
Ver artigo

O modelo da Onii inspira-se no modelo da Amazon Go, a primeira a popularizar o conceito de supermercados autónomos. Primeiro nos Estados Unidos e agora em expansão internacional, com a abertura recente da primeira loja no Reino Unido, aqui com a marca Amazon Fresh. Por cá, o grupo Jerónimo Martins também tem testado o conceito, mas o único resultado conhecido é a abertura em 2019 de um Pingo Doce & Go, também disponível 24 por dia e com pagamentos na app, no campo da NOVA SBE.      

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.