“As tecnologias disruptivas emergentes para Defesa são o tabuleiro de xadrez estratégico vital do nosso século e não podemos deixar de ser um jogador líder”, disse João Gomes Cravinho, na abertura do seminário internacional “Bússola Estratégica, o caminho a seguir”. O Ministro da Defesa Nacional diz que as novas tecnologias para a área da defesa são estrategicamente vitais para a União Europeia permanecer totalmente interoperável com os Estados Unidos.

O ministro acrescentou que a importância das novas tecnologias se justifica por razões económicas, considerando que muitas são de “dupla utilização”, proporcionando grandes impulsos para a recuperação e renovação económica europeia naquele que diz ser o novo paradigma industrial e tecnológico. Destacou o futuro Observatório dedicado às tecnologias disruptivas emergentes de Defesa, que foi patrocinado pela Comissão Europeia, como um exemplo da abordagem necessária para toda a União Europeia.

EllaLink: António Costa destaca colaboração do trabalho científico da COVID-19 como inspiração para o futuro do cabo submarino
EllaLink: António Costa destaca colaboração do trabalho científico da COVID-19 como inspiração para o futuro do cabo submarino
Ver artigo

João Gomes Cravinho afirma que a Agência Europeia de Defesa deve continuar a manter um dialogo regular e inclusivo sobre o impacto das tecnologias na defesa com as partes interessadas de todo o ecossistema. Acredita que se devam continuar a incluir PMEs, com o objetivo de criar centros de inovação relacionados com IA, automação ou novas capacidades marítimas. O ministro realça que existe um consenso crescente entre os Estados-membros sobre a necessidade de missões mais robustas e flexíveis, como parte vital e indispensável da abordagem integrada da União Europeia para a gestão de crises.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.