Iniciou o seu serviço de envio e entrega de encomendas no mercado português em agosto de 2021, mas a chegada da Mondial Relay começou a ser preparada muito tempo antes. O suficiente para contar atualmente com mais de 500 parceiros ativos, que permitem cobrir geograficamente todo o país.
Assume-se como especialista em envios e entregas de encomendas B2C e C2C, tendo por base o conceito de Out Of Home (OHH), assente na oferta de serviços de entrega não domiciliária, em locais de conveniência, ou seja, “que não obrigam os consumidores a ficarem em casa à espera da sua encomenda”, referiu Luis Delgado, diretor, ao SAPO TeK.
A Mondial Relay Portugal conta, neste momento, com uma rede de 500 parceiros ativos para estes locais, denominados “Ponto Pack”, que garantem a cobertura de todo o país. Em resultado de uma parceria recente com a Inpost, está a pensar em apostar nos lockers automáticos 24/7 ainda durante este ano.
“A entrega OOH é o nosso ‘core’. Não somos uma empresa de transportes que entre os seus serviços tem também a entrega em pontos de conveniência ou lockers. Este é o nosso ‘savoir faire’”, sublinha Luis Delgado.
O comércio local representa a grande maioria das parcerias estabelecidas para os Ponto Pack. Dos 500 existentes, cerca de 450 são pequenas empresas com um estabelecimento. Existem também cadeias de lojas com 4/5 pontos de venda que perfazem o restante número. “Os retalhistas são escolhidos pelo seu desejo de prestar serviço aos seus clientes, pela sua localização no coração dos bairros - o mais próximo possível dos hábitos do consumidor - para permitir a recolha ou expedição simplificada de encomendas e mesmo para permitir as compras do dia-a-dia. Por conseguinte, visamos minimercados, papelarias, tabacarias, estações de serviço, floristas, etc”.
Como outros elementos diferenciadores face a outras empresas que prestam o mesmo tipo de serviços, o responsável aponta o trabalho em exclusividade com os seus parceiros, “para que a relação de proximidade e bom serviço ao cliente final seja constante”.
Luis Delgado destaca ainda o facto de a Mondial Relay não entregar apenas as encomendas clássicas do comércio eletrónico, mas também muitas encomendas de compras em segunda mão ou encomendas de particulares que têm familiares no país ou mesmo na Europa. “Garantimos um serviço de rastreio para todas estas encomendas – uma entrega rápida ao melhor preço, na Europa, para nove destinos diferentes”.
Utilizar um canal de entrega como a rede Mondial Relay, “além de favorecer a conveniência na entrega pode ser, também, uma boa alavanca para explorar outros mercados por parte dos pequenos e-comerciantes” em Portugal, e contribuir para impulsionar o comércio eletrónico no país, considera o responsável.
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