A actividade na rede Multibanco e na rede de Terminais de Pagamento Automático (TPA) durante o período em que se realizou o Euro 2004 aumentou sete por cento comparativamente a idêntico período do ano anterior, totalizando mais de 71,5 milhões de operações processadas, 43,1 milhões no Multibanco e 27,8 em pagamentos de compras efectuados na rede de TPA. Os movimentos internacionais - levantamentos e compras - foram os indicadores de crescimento mais acentuado entre os dados analisados.



De acordo com informação divulgados pela Sociedade Interbancária de Serviços - SIBS, entidade gestora da rede, os levantamentos internacionais na rede Multibanco registaram um crescimento de 54 por cento face a 2003, totalizando 719.396 operações, aos quais correspondeu um crescimento de 61,8 por cento do valor levantado, traduzido em 94,6 milhões de euros.



Durante as três semanas em que decorreu o campeonato de futebol, também a rede de Terminais de Pagamento Automático (TPA) registou uma maior actividade em termos internacionais face ao período homólogo de 2003, com um aumento do número de compras de cerca de 14,5 por cento, às quais correspondeu um crescimento de 21,7 por cento em valor (152,4 milhões de euros).



Nas operações internacionais, o país de origem dos cartões que maior número de levantamentos efectuou em Portugal foi o Reino Unido, seguido da França e da Alemanha. No que diz respeito aos pagamentos na rede de TPA, o país de origem dos cartões que maior número de operações realizou foi também o Reino Unido, depois seguido pela França e pela Holanda.



De uma perspectiva geográfica, verifica-se que o concelho no qual se realizou o maior número de levantamentos internacionais foi Lisboa, com 20 por cento do total, ao qual se seguiram Albufeira (8,6%), Porto (6%) e Loulé (4,2%). Relativamente aos pagamentos internacionais, o concelho de Lisboa também lidera, pela mesma margem de 20 por cento verificada quanto aos levantamentos, colocando-se o Porto na segunda posição (5%), seguido de Cascais (4,4%) e de Faro (4,2%).



Notícias Relacionadas:

2004-07-09 - Ingleses batem recorde de chamadas no Euro 2004


2004-06-24 - Campeonato do Euro dinamiza utilização de redes móveis em roaming