Ginni Rometty, a presidente da administração e diretora executiva da IBM, é a mulher mais influente no sector empresarial segundo um ranking elaborado pela revista Fortune. Na liderança da tecnológica há dois anos, Ginni Rometty volta a repetir a distinção alcançada no ano passado.

Nas primeiras dez posições além da CEO da IBM há lugar para mais três senhoras ligadas ao ramo das tecnologias. Sharyl Sandberg, diretora de operações do Facebook, subiu para a quinta posição depois de em 2012 ter ficado no oitavo lugar.

Marissa Mayer, CEO da Yahoo!, ocupa o oitavo lugar, numa subida considerável da 14ª posição registada no ano passado. Na liderança da empresa há pouco mais de um ano, já conseguiu com que as ações da empresa valorizassem 111% desde a sua chegada.

Meg Whitman, diretora executiva da Hewlett-Packard, ocupa este ano a nona posição depois de em 2012 ter conseguido a medalha de "bronze" no ranking da Fortune. A revista norte-americana considera que a CEO da HP encontrou uma tarefa difícil de resolver na tecnológica e que as consequentes quebras no mercado dos computadores pessoais não estão a ajudar.

Até à 20ª posição existem mais três mulheres ligadas diretamente a grandes empresas tecnológicas. Ursula Burns da Xerox ocupa o 13º lugar, Safra Catz da Oracle fica logo atrás na 14ª posição, enquanto Susan Wojcicki da Google assegura o lugar 19. Estas três executivas perderam lugares em comparação com as posições registadas no ano passado.

Destaque ainda para o facto de as "senhoras TIC" que marcam presença no top 20 terem uma média de idades de 49 anos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.