Chama-se Experienced Management e foi criada por um conjunto de personalidades da vida económica portuguesa, entre eles António Pires de Lima, ex-ministro da Economia, António Casanova, presidente da Unilever Espanha e Arlindo Oliveira, presidente do IST. O objetivo da plataforma é dotar as empresas com recursos que permitam fazer face a necessidades específicas na área de gestão. Para tal, oferece a experiência e sabedoria de gestores com um currículo profissional comprovado que as empresas não estão a aproveitar.

O projeto pretende preencher uma falha no mercado laboral nacional, de interim management, entre a oferta de gestores tecnicamente qualificados, com a experiência relevante e respetiva disponibilidade para concretizar projetos específicos, e por um tempo limitado, com a necessidade das empresas e organizações em contratar este tipo de executivos, pode ler-se no website.

A Experienced Management foi concebida em parceria com a empresa suíça Brainforce, que tem uma experiência de 40 anos em interim management e destina-se a gestores com mais de 50 anos que não estejam no ativo. A administração do projeto estima que em Portugal existam cerca de 5.000 pessoas dentro deste target, destaca o Dinheiro Vivo.

Os candidatos que preencham o perfil devem registar-se na plataforma, que após análise são encaminhados para uma entrevista. As empresas podem depois escolher os profissionais disponíveis, seja para o lançamento de novos projetos, uma restruturação de departamento, o apoio na sucessão de gestão ou substituição temporária de um trabalhador. O período médio de colocação pode variar entre os três a nove meses.