A Nintendo apresentou ontem os resultados financeiros relativos ao ano fiscal que para a empresa termina no final de Março. Os números de vendas ficaram aquém das expectativas e reflectiram-se nos lucros que também caíram, mas nem tudo são más notícias: a sucessora da Wii está a caminho.

O protótipo da nova consola de entretenimento doméstico da Nintendo será apresentado em Junho deste ano, na E3, a feira de electrónica de entretenimento que acontece em Los Angeles (EUA) entre os dias 7 e 9.

De acordo com a agenda avançada pela empresa em comunicado, o equipamento deverá começar a ser comercializado em 2012. A nota oficial não revela, no entanto, quaisquer detalhes sobre o novo sistema, mas o responsável pela divisão norte-americana da empresa já tinha adiantado que não era previsível que esta integrasse capacidades 3D - como acontece com a nova consola portátil da marca.

No que respeita aos resultados, os lucros da empresa caíram 66 por cento, face ao ano anterior, situando-se nos 77,6 mil milhões de ienes (cerca de 675 milhões de euros) - registando um desempenho negativo pelo segundo ano consecutivo.

Os números reflectem uma quebra de 29,3 por cento no volume de vendas, que desceram para os 1,01 biliões de ienes (cerca de 8,8 mil milhões de euros).

A Nintendo 3DS, por exemplo - lançada em Fevereiro no Japão e no final de Março na Europa e considerada a nova "coqueluche" da fabricante japonesa - vendeu 3,61 milhões de unidades, não conseguindo atingir a meta de 4 milhões, estimada pela companhia. As vendas da Wii caíram para os 15,1 milhões de unidades, enquanto um ano antes se saldavam nos 20,1 milhões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.