Lançada em 2017, a Switch ainda está a meio da sua vida útil e vai ser refrescada em outubro com o modelo OLED. Mas a consola híbrida da Nintendo não tem acalmado no seu ritmo de vendas. Neste momento soma mais de 89 milhões de unidades (73,2 do modelo standard e 15,84 milhões de Lite), colocando-a na quinta consola mais vendida de sempre. A Switch acaba de ultrapassar a PlayStation 3 e a Xbox 360 na lista de vendas totais, que registam 87,4 e 85,8 milhões, respetivamente.

Nova versão da Nintendo Switch com ecrã OLED chega às lojas a 8 de outubro
Nova versão da Nintendo Switch com ecrã OLED chega às lojas a 8 de outubro
Ver artigo

Considerando que a consola ainda tem uma previsão de vários anos de vida pela frente, poderá não ser muito difícil conquistar mais alguns lugares na tabela. Até porque das quatro consolas que mais venderam, a única que poderá manter a rivalidade acesa é a PlayStation 4 que ainda está muito ativa, sobretudo pela falta de stock da PS5.

tek vendas de consolas statista

O modelo OLED pode ajudar também a impulsionar ainda mais os números.

A PS4 vendeu até à data 116,4 milhões de unidades, segundo a Statista, ocupando o segundo lugar, mas continua a ser uma “miragem” alcançar o primeiro posto sólido da PlayStation 2, a recordista absoluta com 155 milhões de unidades vendidas. A segunda consola da Sony beneficiou do grande sucesso da original, e não foi adquirida apenas para utilização de jogos, pois era o leitor de DVD mais barato do mercado para ver filmes. Para ter uma ideia, a sucessora PS3 foi lançada em 2006, mas a PS2 manteve-se em produção ativa até 2013

O analista de mercado Daniel Ahmad, da Niko Partners, partilhou um gráfico com a evolução de vendas da Switch por trimestre. A consola apenas abrandou nos últimos três trimestres do ano, muito devido à dificuldade que a indústria está a passar com a crise de componentes eletrónicos. No primeiro trimestre de 2021 vendeu 4,45 milhões de unidades. A Nintendo espera subir ao pódio das consolas mais vendidas em março de 2022, ao manter-se este ritmo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.