A Nokia na área dos telemóveis, a HP no sector dos computadores e a Canon na fotografia, foram as tecnológicas eleitas pelos portugueses como as Marcas de Confiança, segundo as Selecções do Reader's Digest. As três empresas repetem os lugares conquistados em 2012.

A Nokia superou por larga margem a Samsung, ao recolher 56% das preferências contra os 29% da empresa sul-coreana. O mesmo resultado verificou-se nos restantes países europeus onde o estudo foi realizado, exceto na França, Alemanha e Holanda onde a Samsung destronou um reinado de dez anos da tecnológica nórdica.

A Hewlett-Packard foi na área dos computadores quem mais consenso reuniu, 26% dos votos, e a Canon foi quem mais se destacou na área da fotografia com 38% das preferências. Outro resultado mostra que a Miele, com 30% das respostas, continua a ser a marca que mais confiança tem por parte dos portugueses na área dos grandes eletrodomésticos.

A SAPO na área de empresas e serviços de Internet, a TMN na categoria de operadores de redes móveis e a Worten no sector das cadeias e lojas de distribuição não alimentar são outras empresas eleitas pelos portugueses em áreas relacionadas com as TIC.

Todas as marcas referidas repetem a nomeação feita em 2012.

O estudo reflete as respostas de 18 mil inquiridos de 12 países europeus: Portugal, Alemanha, Bélgica, Eslovénia, Finlândia, França, Holanda, Polónia, República Checa, Roménia, Rússia e Suíça. Em Portugal o inquérito foi apurado através de respostas, de caráter aberto, por serviço postal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico