A Nokia anunciou uma oferta pública para a aquisição da Trolltech, uma empresa de software norueguesa pela qual está disposta a desembolsar 128 euros por acção, ou seja, 154 milhões de euros.



Para que o negócio tenha efeito, a Nokia exige que pelo menos 90 por cento dos accionistas da Trolltech aprovem a sua oferta. Até ao momento, a operação já conta com o parecer positivo do quadro de directores da empresa norueguesa e com dois terços dos accionistas.



Kai Öistämö, vice-presidente da fabricante finlandesa, refere em comunicado que "o panorama tecnológico está a evoluir e para a Nokia o software desempenha um papel importante na estratégia móvel, computadores pessoais e integração com a Internet".



Com este negócio a Nokia quer reforçar a sua oferta de software e de serviços web-based, de forma a garantir aos seus utilizadores aplicações mais atractivas a partir das quais possa aumentar os seus lucros. Para isso garante que irá potenciar os desenvolvimentos da Trolltech, sejam aplicações para telemóveis ou computadores. Para estimular a inovação da indústria em que a companhia norueguesa actua, a Nokia promete a promoção das tecnologias através do seu licenciamento - com licenças comerciais e open-source.



A Trolltech tem sede em Oslo e conta com mais de cinco mil clientes em todo o mundo. O desenvolvimento de software web-based compatível com vários sistemas operativos é a principal especialidade da empresa, cujas suas soluções tecnológicas são aplicadas a programas tão conhecidos como o Skype ou o Google Earth.



Notícias Relacionadas:

2007-10-02 - Nokia investe em segmento multimédia com sete novas parcerias

2006-08-31 - Nokia adquire empresa de software de navegação