O mercado de média dimensão é apontado pela SAP como a próxima grande área de crescimento e a gigante tecnológica quer estar bem posicionada para o servir. Foi nesse sentido que lançou a Grow with SAP. Desde março último, a solução já conquistou cerca de 440 empresas, de 80 países, entre eles Portugal, onde soma uma dezena de clientes, “em diferentes fases de implementação”, afirmou Céu Mendonça, Diretora de Negócio para as Pequenas e Médias Empresas da SAP Portugal, num encontro com os jornalistas.

A Grow with SAP é apresentada pela gigante do software empresarial como uma oferta destinada a ajudar os negócios de pequena e média dimensão a adotarem um ERP na cloud, “de forma mais rápida, com escalabilidade e acesso a inovação contínua”. Quatro semanas é o tempo médio previsto para a implementação, trazendo poupanças em vários sentidos.

SAP Build Code: A IA generativa já está a mudar o trabalho dos programadores mas a transformação vai ser mais profunda
SAP Build Code: A IA generativa já está a mudar o trabalho dos programadores mas a transformação vai ser mais profunda
Ver artigo

As PME representam 70% das mais de 5.600 empresas utilizadoras das soluções da SAP em Portugal e foram estas que, nos últimos anos, geraram a maior parte dos novos negócios - e assim deverá continuar.

“Só em 2022, 80% dos contratos celebrados pela SAP com novas empresas tiveram origem entre as empresas de pequena e média dimensão", partilhou Céu Mendonça.

No que diz respeito ao desempenho em 2023, a previsão é de que o número de contratos celebrados com novos clientes de PME se situe acima do registado no ano anterior.

Com a nova Grow with SAP o objetivo é facilitar a tarefa das PME com uma solução que engloba gestão baseada na cloud pública, automatização e inteligência artificial, melhores práticas, acesso às comunidades especializadas em SAP e programas de formação e suporte dos parceiros da SAP.

“É uma oferta muito alinhada com aquilo que são os desafios atuais das PME”, referiu Céu Mendonça, dando como exemplos desde a mudança de perspetiva do próprio consumidor à cadeia de abastecimento, passando pela internacionalização e pela inovação.

SAP acelera IA Generativa com fusão dos dados de negócio para criar mais valor nas empresas
SAP acelera IA Generativa com fusão dos dados de negócio para criar mais valor nas empresas
Ver artigo

Assim, o GROW with SAP fornece práticas recomendadas, pré-configuradas, para que as PME as possam adotar de imediato e integrem recursos de Inteligência Artificial e de automatização, entre outras.

Esta oferta inclui, ainda, a SAP Business Technology Platform (BTP), que permite às empresas definirem os seus próprios processos na cloud, de forma nativa, através do SAP Build. Com o SAP Build, os utilizadores de negócio têm capacidade de criar aplicações empresariais, automatizar processos e desenhar sites de negócio, sem a necessidade de escrever código – um elemento importante para que os utilizadores das áreas de negócio de uma PME, por exemplo, possam criar as soluções de que necessitam.

“No fundo a proposta é que tenhamos aqui um conjunto de processos com boas práticas e que os clientes, em formato quase de workshop, possam olhar para essas boas práticas e as possam adotar de uma forma mais standard”, explicou a responsável, nomeadamente com a “integração de recursos de IA e de automatização, entre outros”.

Para Céu Mendonça, a Grow with SAP tem a ver com uma tendência cada vez maior na adoção de serviços num formato mais padrão e menos de extensão de desenvolvimento, “que depois tornavam a solução muito mais pesada e as evoluções futuras mais caras para as empresas”, não só financeiramente.

“Cada vez que há um salto tecnológico e de funcionalidades, se a diferença entre o que a empresa tem e o que vai ter for muito grande, o investimento a fazer do ponto de vista do dinheiro, dos recursos humanos, de aprendizagem, adaptação e tudo mais, será sempre muito maior”.

Composto por cerca de 55 empresas em Portugal, o ecossistema de parceiros da SAP desempenhará um papel fundamental na nova oferta, destacou Céu Mendonça. "Temos um amplo ecossistema, com um conhecimento profundo e uma vasta experiência em projetos de implementação de ERP Cloud, que contribuirá para o máximo proveito da solução e, dessa forma, assegurar aos nossos clientes que todo o processo é realizado sem quaisquer interrupções e com grande qualidade", afirmou.

O GROW with SAP também possibilita o acesso às várias comunidades SAP, compostas por utilizadores de software SAP, programadores, consultores, mentores e estudantes, o que permite expandir o conhecimento sobre tecnologia e interagir com outros membros, de forma a colaborar, partilhar ideias e aprender sobre a Cloud.

Esta oferta facilita o acesso à plataforma SAP Learning, o espaço de oferta da formação SAP, com recursos específicos para cada função.