O número global de subscritores de serviços de DSL (Digital Subscriber Line) cresceu em cinco milhões durante o terceiro trimestre de 2002, totalizando actualmente mais de 30,6 milhões, segundo os números revelados recentemente pela Point Topic, durante o último encontro do DSL Forum, em São Francisco, EUA.



A audiência global de DSL cresceu dos 18,8 milhões de subscritores registados no quarto trimestre de 2001 para os 22,6 milhões no primeiro trimestre de 2002 e depois para os 25,6 milhões do segundo trimestre.



De acordo com os resultados do estudo, a Ásia tem registado um crescimento continuado da procura por linhas DSL, sendo o continente que mostra a maior taxa de penetração na tecnologia. A Coreia do Sul continua a liderar em termos mundiais com mais de seis milhões de linhas instaladas a 30 de Setembro passado, seguida dos Estados Unidos, Japão, Alemanha e China.



A Point Topic salienta contudo que a França e a Itália são mercados que começam a demonstrar uma forte procura por DSL e poderão um dia destes ultrapassar o seu companheiro europeu.



O DSL é apenas um dos indicadores da utilização da banda larga. Muitos dos grandes mercados, incluindo o Canadá e o Reino Unido, têm mais modems por cabo do que linhas, enquanto a Alemanha e a Itália não têm praticamente nenhuns.



A Point Topic é um dos principais fornecedores de dados sobre subscrição em DSL do DSL Forum, um consórcio com cerca de 300 empresas ligadas à área das telecomunicações, equipamentos, informática, redes e fornecimento de serviços.



Notícias Relacionadas:

2002-07-03 - Dinamarca lidera acesso europeu à Net em banda larga
2002-04-21 - Número de utilizadores de DSL triplica em 2001

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.