Amanhã é o último dia do Web Summit, e ao terceiro dia (segundo de correrias entre os pavilhões) o cansaço começa a ser visível entre os participantes do Web Summit. Afinal, não são apenas as longas caminhadas pelos vários palcos, mas as sessões de networking noturnas promovidas pelo Night Summit. Mas o SAPO TEK continua a encontrar um entusiasmo contagiante dos visitantes, sejam eles estudantes, à procura de oportunidades ou quem vende as suas ideias nas startups que representam. Entusiasmo que ficou registado em vídeo que pode assistir.

Seria de esperar que o Web Summit fosse o local de todos os anúncios, mas a convocatória para a apresentação do AIHub falou mais alto e, desculpa Paddy, foi necessário abandonar o Oriente por algumas horas rumo a Alvalade para conhecer o novo espaço que integra também o AI Innovation Factory da Microsoft Portugal, local onde se vão desenvolver soluções e promover o ecossistema de inteligência artificial.

As novidades não se esgotaram em Lisboa, no norte do país, a cidade de Braga foi considerada a mais inovadora da Europa em 2024 (European Rising Innovative City). E Turim sucede a Lisboa no prémio de capital da inovação. O prémio atribuído a Braga, que foi revelado durante a Web Summit, deveu-se à promoção da inovação num cluster de tecnologia e indústrias criativas, com foco no desenvolvimento sustentável.

Veja as imagens

Enquanto isso, Carlos Moedas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, fazia um balanço da Fábrica de Unicórnios: em três anos conseguiu “apanhar” 14 unicórnios que geraram 15 mil empregos. Este é um indicador-chave do sucesso da iniciativa, para o autarca.

No que diz respeito à lista de talks que o SAPO TEK assistiu, a promoção da IA para resolver problemas de estacionamento foi um dos destaques. A plataforma de visão computacional da Metropolis ajuda os condutores na experiência de pagamento sem paragens.

A IA continuou a ser o tema de outros assuntos, como o negócio do amor que tem sido transformado com a tecnologia de IA generativa. A CEO do Bumble deseja que as pessoas se sintam mais livres para serem elas próprias e expressarem o amor. No caso de Paddy Cosgrave, não precisou de uma aplicação para expressar o seu amor por Lisboa. Na sua conferência de imprensa, afirmou o desejo de manter o Web Summit em Lisboa para sempre. O ano sabático deu-lhe bastante em que pensar e para este ano a aplicação do evento é um ponto de partida para os meetups e não matchups, se é que entende.

Por fim, de Digit é o primeiro robot humanoide a operar no modelo Robots-as-a-service em armazéns de logística - Computadores - SAPO Tek, que pretende solucionar os problemas de logística nos armazéns, aliviando os trabalhos de carga pesada dos trabalhadores. E foi feita uma demonstração em palco onde o robot colocava roupa num cesto. Mas a máquina era tão lenta, que mais valia fazer a tarefa à mão.

Amanhã há mais. O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e pode seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt. O SAPO é media partner e pode ver também aqui as transmissões do palco principal, em streaming.