O atual vice-presidente da Apple para a área do design, Jony Ive, vai ter um novo cargo: passará a ser o diretor de design, num cargo que os norte-americanos definem como chief design officer. Isto significa que o executivo da Apple terá um cargo mais administrativo e de gestão, em vez de estar tão envolvido no desenvolvimento de hardware e software.

Agora essas responsabilidades vão ser partilhadas por Richard Howarth para a parte do hardware e por Alan Dye para a divisão de software: que é como quem diz iPhone, iPad, Mac e Watch para Richard, enquanto Alan fica com o iOS, Mac OS X e interface da Apple TV.

A dança das cadeiras acontece oficialmente a 1 de junho, como salienta o The Telegraph, mas de acordo com um memorando enviado pelo diretor executivo da Apple, Tim Cook, será Jony Ive quem continuará a supervisionar todo o trabalho - só não vai estar tão ligado ao seu desenvolvimento.

Ive é, juntamente com o falecido Steve Jobs, o homem responsável pela Apple que todos conhecem atualmente. O britânico passou inclusive a controlar o design do software em 2012, o que culminou na maior transformação visual desde o lançamento original do iOS.

Alterações administrativas vão acontecendo com alguma frequência em Cupertino, sobretudo depois da chegada de Tim Cook ao “leme” da Apple, mas a nova posição de Jony Ive pode estar a colocá-lo numa posição de aprendizagem: para liderar a Apple um dia, talvez?

Jony Ive, que sempre foi uma pessoa que nunca gostou de grande protagonismo, tem-se assumido cada vez mais como uma figura pública: se no passado as entrevistas eram raras, agora surgem com relativa frequência.

Mais indicações sobre o futuro de Jony Ive podem ser dadas daqui a duas semanas quando a Apple iniciar a sua conferência mundial de programadores (WWDC na sigla em inglês).


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico