Novos dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, referentes a 2020, dão a conhecer que o ranking das 100 empresas que mais investem em Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, baseado nos resultados provisórios do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2020 (IPCTN20) é liderado por duas operadoras de telecomunicações, numa lista onde figuram organizações de múltiplos setores, incluindo banca, farmacêutica, energia, saúde, retalho ou indústria.

A ocupar o primeiro lugar está a NOS que, no ano passado, investiu de 67, 251 milhões de euros em inovação, alocando 226 profissionais a atividades de I&D. Em comunicado, a empresa indica ainda que registou um crescimento de 50% no número de profissionais com doutoramento nas áreas de I&D.

No segundo lugar no ranking encontra-se a Altice Portugal. Ao longo do ano passado, a dona da Meo investiu 59,496 milhões de euros em inovação. Embora surja no segundo lugar do “pódio” em matéria de investimento, a empresa emprega 662 profissionais nas áreas de I&D.

Empresas com mais despesa em atividades de I&D em 2020
Top 3 de empresas com mais despesa em atividades de I&D em 2020. créditos: DGEEC

Já a farmacêutica Bial fecha o “pódio” com 44,438 milhões de euros investidos em I&D em 2020, tendo alocado 164 profissionais em atividades da área.

De acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, as 100 empresas que compõem o ranking investiram mais de 900 milhões de euros em I&D, com mais de 10.870 profissionais a trabalhar em inovação.

Os resultados provisórios do IPCTN20 revelam que as 100 organizações com mais investimento em I&D foram responsáveis por 49% da despesa total do setor empresarial, que, em 2020, atingiu 1.811 milhões de euros e representou 0,89% do PIB nacional

Os dados dão também a conhecer que o total de profissionais de I&D empregados pelas empresas representou 36% do total de recursos humanos afetos a estas atividades (30.206 ETI [unidades de Equivalente a Tempo Integral]) no setor empresarial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.