A OutSystems já é parceira da Amazon e foi recentemente distinguida como parceira do ano, no âmbito do AWS Partner Award 2020, com dois prémios nas categorias de Parceira Tecnológica do Ano e Parceira de Impacto Social do Ano, mas agora está a reforçar esta ligação com um acordo de colaboração estratégica multianual. As empresas vão trabalhar em conjunto para melhorar o processo de desenvolvimento de aplicações e a sua disponibilização na cloud, juntando as competências da OutSystems em low code e OutSystems Cloud com as da Amazon Web Services e as centenas de serviços em que a gigante da cloud tem vindo a apostar.

Gonçalo Gaiolas, VP de produto da OutSystems, explicou ao SAPO TEK que esta é uma parceria muito importante e que está na base da rota de crescimento futuro da tecnológica portuguesa, simplificando o desenvolvimento de aplicações dos cliente, com a plataforma low code, permitindo que as suas aplicações sejam desenvolvidas de forma mais rápida e adaptando-se às necessidades do negócio, com maior simplicidade.

O responsável da OutSystems adianta que existem muito poucas empresas que têm este nível de parceria com a AWS e que o novo acordo se soma a uma parceria muito estratégia que as duas empresas já têm na cloud, onde o unicórnio português é um dos melhores clientes da Amazon Web Services, sendo a plataforma bastante integrada com conetores para a AWS.

OutSystems promove aceleração da digitalização industrial unindo-se às plataformas da PwC e Cognite
OutSystems promove aceleração da digitalização industrial unindo-se às plataformas da PwC e Cognite
Ver artigo

A simplificação é um dos elementos destacados por Gonçalo Gaiolas, que refere que a parceria vai ajudar a AWS a promover a utilização da cloud com a integração dos serviços. "A AWS tem mais de 300 serviços mas muitos clientes só consomem 4 ou 5. Nós queremos facilitar esta utilização", afirma, explicando que alguns serviços vão ser integrados de forma transparente na plataforma da OutSystems, que já orquestra mais de 50 serviços da AWS atualmente. Para outros serviços vão ser desenvolvidos conetores, com extensões que facilitam a integração nas aplicações de clientes de forma fácil, seguindo a lógica de low code.

Apesar do reforço da parceria, Gonçalo Gaiolas afasta a possibilidade de existir um aprisionamento dos clientes à plataforma da AWS, o locki-n que é um dos receios das empresas em plataformas técnicas. "Também temos conetores para outras clouds, como Google Cloud e Azure", explica, dizendo que em termos de engenharia "estamos sempre a gerir o balanceamento para dar mais valor ao cliente com serviços e menorizar o lock-in", justifica, dizendo que a AWS também está muito focada na estratégia de multi cloud e a plataforma da OutSystems foi desenhada para permitir aos clientes facilmente mudar de cloud e gerir os dados.

Alargar o negócio com a presença no Marketplace da AWS

Para além da componente técnica de integração dos serviços, esta parceria abarca também a presença das soluções da OutSystem no Marketplace da AWS, o que permite a qualquer cliente, em qualquer parte do mundo, passar a usar a plataforma da tecnológica portuguesa. Gonçalo Gaiolas destaca a importância que isso pode ter para o crescimento da empresa.

OutSystems: “Acreditamos cada vez mais que vamos ser uma empresa mesmo muito grande”
OutSystems: “Acreditamos cada vez mais que vamos ser uma empresa mesmo muito grande”
Ver artigo

"Esperamos que isto ajude a alavancar a força comercial em conjunto", afirma, lembrando que a foça comercial que está no terreno a vender soluções da AWS pode vender OutSystem, e admitindo que isso já está a acontecer porque as empresas têm uma oferta muito complementar. A plataforma de desenvolvimento rápido de aplicações da OutSystems é também uma forma de fazer com que os clientes tirem mais partido da cloud da AWS e que usem mais serviços.

Mesmo sem querer avançar metas de crescimento com base nesta parceria, o VP de produto da OutSystem diz que está bem detalhado em termos de aceleração do desenvolvimento da plataforma e inovação e também de comercialização no marketplace da gigante de cloud, e afirma que "atribuímos uma parte do nosso crescimento futuro a esta parceria"

Integração mais profunda e inovação para developers

Segundo a empresa detalha, esta parceria permite que a OutSystems disponibilize integrações mais profundas com os serviços da AWS na OutSystems Cloud, possibilitando que clientes em todo o mundo coloquem rapidamente em funcionamento DevOps, dados e análises melhoradas, inteligência artificial / machine learning (AI/ML) e outros serviços da AWS em aplicações que fazem a diferença para os seus negócios.

A plataforma de aplicações da OutSystems ajuda os clientes a construir, executar e gerir aplicações empresariais, em áreas como a transformação da experiência do cliente, inovação no local de trabalho, otimização de processos e modernização de aplicações. A combinação com os serviços da AWS oferece aos clientes uma melhor e mais eficiente forma de migrar até o mais complexo e crítico software para a cloud.

Com a OutSystems e a AWS, a empresa diz que os clientes não serão apenas capazes de construir aplicações com rapidez e facilidade, mas também com a garantia de que essas aplicações correspondem aos requisitos mais rigorosos de escalabilidade, confiabilidade, disponibilidade e segurança, e que com a capacidade de se adaptarem continuamente a qualquer mudança de requisito do negócio.

Este acordo de colaboração estratégica entre a OutSystems e a AWS tem como principal foco a evolução da oferta OutSystems Cloud, que ajuda os clientes de qualquer dimensão e área de negócio a desenvolverem rapidamente, enquanto agilizam o processo de implementação em ambientes totalmente geridos. A OutSystems e a AWS vão colaborar para investir em pessoas, tecnologias e processos que permitirão que mais clientes tenham uma experiência perfeita na adoção da OutSystems Cloud, quer estejam a migrar de ofertas OutSystems já existentes ou a afastar-se de ambientes de desenvolvimento tradicionais já implementados na sua organização.

Além disso, a OutSystems e a AWS irão trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios dos developers para inovar com mais rapidez, remover as restrições do software mais antigo  e acelerar a capacidade de integrar serviços cloud-based avançados em aplicações. A OutSystems e a AWS irão permitir um modelo de consumo simplificado para a OutSystems Cloud, disponibilizando-a no AWS Marketplace e investindo no mercado OutSystems Forge para democratizar a inovação pela comunidade de developers.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 13h29

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.