Portugal ocupa o 28º lugar no índice tecnológico do Fórum Económico Mundial. Este ranking mede a capacidade dos países para tirarem partido das Tecnologias da Informação e Comunicação, como instrumentos para melhorar a competitividade do país.
A Portugal é atribuída uma pontuação de 4.48 pontos, face a uma pontuação máxima do líder da tabela de 5.71 pontos. Na edição anterior, Portugal ficou no vigésimo sétimo lugar do ranking com um total de 0.56 pontos, a uma distância de 1.64 pontos do líder.
Na edição deste ano são analisados 112 países. A liderança da tabela é da responsabilidade da Noruega - que na edição 2005-2006 do estudo ocupava a 13ª posição do índice - "tirando partido de uma efectiva e-liderança do Governo", justifica o comunicado de imprensa do WEF.
A organização atribui também a boa classificação do país à adiantada liberalização do sector das telecomunicações, ao eficaz quadro regulatório e à ampla oferta de serviços públicos electrónicos.
O segundo lugar da tabela é ocupado pela Suécia e o quarto pela Finlândia, posições que merecem uma chamada de atenção do WEF para a prestação dos países nórdicos nesta edição 2006-2007 do Global Information Technology Report.
"Os países nórdicos mostraram como um foco na educação, inovação e promoção da penetração e difusão das Tecnologias da Informação da Comunicação são uma estratégia vencedora para melhorar a competitividade", destaca o comunicado.
Nos lugares cimeiros do Networked Readiness, Index que compara os diversos países analisados no estudo, estão também Singapura, que ocupa o terceiro lugar da tabela, depois de perder um lugar face ao anterior documento. Suíça, Países Baixos, Estados Unidos, Islândia e Reino Unido preenchem do quinto ao nono lugar do rankin, respectivamente.
O estudo tem em conta três principais dimensões de análise: olha para o ambiente (de negócios, regulação e infra-estruturas); os interlocutores (indivíduos, governos e empresas) e a utilização (das últimas tecnologias de comunicação utilizadas).
Notícias Relacionadas:
2006-04-17 - Banda larga com um taxa média de penetração de 13,6% na OCDE
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários