Portugal ocupa o 28º lugar no índice tecnológico do Fórum Económico Mundial. Este ranking mede a capacidade dos países para tirarem partido das Tecnologias da Informação e Comunicação, como instrumentos para melhorar a competitividade do país.



A Portugal é atribuída uma pontuação de 4.48 pontos, face a uma pontuação máxima do líder da tabela de 5.71 pontos. Na edição anterior, Portugal ficou no vigésimo sétimo lugar do ranking com um total de 0.56 pontos, a uma distância de 1.64 pontos do líder.



Na edição deste ano são analisados 112 países. A liderança da tabela é da responsabilidade da Noruega - que na edição 2005-2006 do estudo ocupava a 13ª posição do índice - "tirando partido de uma efectiva e-liderança do Governo", justifica o comunicado de imprensa do WEF.



A organização atribui também a boa classificação do país à adiantada liberalização do sector das telecomunicações, ao eficaz quadro regulatório e à ampla oferta de serviços públicos electrónicos.



O segundo lugar da tabela é ocupado pela Suécia e o quarto pela Finlândia, posições que merecem uma chamada de atenção do WEF para a prestação dos países nórdicos nesta edição 2006-2007 do Global Information Technology Report.



"Os países nórdicos mostraram como um foco na educação, inovação e promoção da penetração e difusão das Tecnologias da Informação da Comunicação são uma estratégia vencedora para melhorar a competitividade", destaca o comunicado.



Nos lugares cimeiros do Networked Readiness, Index que compara os diversos países analisados no estudo, estão também Singapura, que ocupa o terceiro lugar da tabela, depois de perder um lugar face ao anterior documento. Suíça, Países Baixos, Estados Unidos, Islândia e Reino Unido preenchem do quinto ao nono lugar do rankin, respectivamente.



O estudo tem em conta três principais dimensões de análise: olha para o ambiente (de negócios, regulação e infra-estruturas); os interlocutores (indivíduos, governos e empresas) e a utilização (das últimas tecnologias de comunicação utilizadas).



Notícias Relacionadas:

2006-04-17 - Banda larga com um taxa média de penetração de 13,6% na OCDE

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.