Portugal colocou na agenda europeia uma conferência que em Novembro irá debater as principais questões relacionadas com o futuro do RFID, a tecnologia que já hoje é largamente utilizada para etiquetar produtos.




O evento, que decorrerá entre os dias 15 e 16, vai acolher uma mostra tecnológica que permitirá às empresas portuguesas do sector expor os seus projectos e dar a conhecer os produtos nesta área, disse hoje Carlos Zorrinho num encontro promovido pela COTEC.



O coordenador português do Plano Tecnológico explicou ao TeK, à margem do encontro, que ainda não está definido o número de empresas que participarão no evento, acrescentando que há uma consciência da organização do elevado número de empresas nacionais com soluções nesta área.



Recorde-se que a POR TI, que decorre até amanhã (12 de Julho na FIL) foi uma iniciativa do Ministério da Economia que quis aproveitar a presidência portuguesa da União Europeia para mostrar a produção nacional na área das tecnologias.



Sobre os novos passos do Plano Tecnológico, numa altura em que estão em execução 95 por cento das medidas previstas, Carloz Zorrinho admitiu ao TeK que estão a ser pensadas novas medidas, que são sobretudo medidas de coordenação das que já estão a ser implementadas. O responsável também frisou que "não é por a maior parte das medidas estarem em execução que o trabalho terminou, muito pelo contrário".



O gabinete do Plano Tecnológico continua a trabalhar no acompanhamento da execução das medidas que o compõem, assim como no acompanhamento dos trabalhos preparatórios do novo programa da Estratégia de Lisboa para o horizonte temporal 2008-2010.



Carlos Zorrinho explica que Portugal estará muito envolvido na preparação desta nova agenda, como tem estado também na preparação de um vision paper que será apresentado em Outubro e que traça já uma linha política orientadora para o futuro. Serão prioridades neste novo alinhamento da Estratégia de Lisboa garantir "uma melhor ligação entre educação e qualificação", reforçar redes e parcerias europeias e as questões ambientais.



O evento organizado pela COTEC debate ao longo do dia de hoje a importância económica da desmaterialização de transacções para a competitividade portuguesa.




Cristina A. Ferreira



Notícias Relacionadas:

2007-06-29 - Sociedade da Informação com pouco destaque no programa de presidência portuguesa da UE

2006-03-09 - Comissão Europeia lança debate público sobre o uso da tecnologia RFID