A Portugal Telecom conseguiu ultrapassar as expectativas dos analistas e fechou o ano de 2012 com um lucro de 230 milhões de euros, consolidados pelo crescimento registado no quarto trimestre. Mesmo assim os lucros da operadora recuaram
32% face aos valores de 2011, quando tinha atingido os 339,1 milhões de euros.

Em termos de receitas consolidadas a operadora somou 6.599 milhões de euros, enquanto o EBITDA ascendeu a 2.269 milhões de euros. Segundo o comunicado à CMVM, a margem EBITDA atingiu 34,4%, "impulsionada pela sólida margem dos
negócios de telecomunicações em Portugal que atingiu 44,5%".

A contribuição dos negócios internacionais continua a crescer, pesando já mais de 50% em receitas operacionais e EBITDA. Recorde-se que a Portugal Telecom possui mais de 100,4 milhões de clientes nos vários países onde mantém operações, um número que representa um crescimento de 7,4% face a 2011.

[caption]quadro resultados[/caption]

São precisamente os negócios internacionais que permitem o equilíbrio das contas, já que as receitas de negócios de telecomunicações em Portugal recuaram 6,6% em 2012, para 2.701 milhões de euros. A PT atribui esta descida de receitas à quebra no segmento de empresas, onde registou menos 8,8% de receitas do que em 2011, sendo que este número reflete a situação económica adversa que penaliza as PMEs e leva as grandes empresas e a administração pública a cortar nas despesas.

Na voz e banda larga soma-se ainda um "ambiente competitivo agressivo" para justificar quebras de 10,4% no segmento pessoal, e a redução das receitas de interligação pela aplicação do plano da Anacom de descida regulada de tarifas.

Segundo o comunicado, os efeitos negativos referidos foram parcialmente compensados pelo aumento de 4,3% nas receitas do segmento Residencial, que cresceu de 682 milhões de euros em 2011 para 712 milhões de euros em 2012.

Este número foi impulsionado pela oferta triple-play do MEO. Em 2012, as receitas não voz em Portugal já representaram 51,2% das receitas de serviço, tendo aumentado 5% face ao mesmo período do ano anterior.

Quanto a número de clientes, a operação da PT em Portugal, na rede fixa, conta com 3,8 milhões de clientes, conseguindo a empresa conquistar 284 mil novos assinantes. a receita média por cliente subiu 2,8% para os 31,6 euros.

No móvel a TMN chegou ao inal de 2012 com 6 milhões de clientes, juntando mais 92 mil ao número revelado no ano anterior. Mas o ARPU desceu 10,8% para os 8,7 euros. Os dados já representam mais de 32% das receitas de serviços.

[caption]quadro clientes[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.