A portuguesa Sensei anunciou que garantiu um investimento de 15 milhões de euros, numa nova ronda de financiamento (série A) bem sucedida. A empresa que desenvolve soluções para lojas autónomas, com recurso a tecnologias de inteligência artificial como visão computacional, vai usar o dinheiro para reforçar a presença no mercado europeu mas também para chegar a novos clientes na América Latina.

O plano é instalar 1.000 novos pontos de venda autónomos, nos países onde já tem presença e noutros. A dois anos a tecnológica quer estender-se para o centro e norte da Europa. Já nos próximos seis meses promete estar envolvida na abertura da “maior loja autónoma da Europa”. No ano passado anunciou a abertura da maior loja autónoma da Europa em Portugal.

Graças ao novo financiamento angariado, a equipa da Sensei também vai ser reforçada, em cerca de 30%. Hoje a empresa tem 70 pessoas, como revelou a co-fundadora Joana Rafael numa entrevista ao Eco. O reforço de recursos humanos avança nos próximos seis meses.

A ronda de investimento agora anunciada foi liderada pela portuguesa BlueCrow Capital. Contou ainda com a Lince Capital, Explorer Investments, a Kamay Ventures (da Coca Cola e grupo Arcor), Techstars Ventures e Metro AG. Para além destes, contou com a participação de dois business angels de outras startups: Diogo Mónica, da Anchorage Digital e João Graça, da Unbabel.

No total, a Sensei já angariou 21 milhões de euros em financiamento. A tecnologia da Sensei já chegou ao Brasil, mas a maior parte da atividade da empresa divide-se entre Portugal e Itália.