A Unbabel foi eleita esta terça-feira como uma das empresas mais inovadoras do mundo em 2020. Na lista anual elaborada pela revista Fast Company World’s Most Innovative Companies for 2020, a startup portuguesa que alia a inteligência artificial (IA) com pós edição humana à tradução automática ocupa o terceiro lugar na categoria "Enterprise".

À frente da empresa nesse setor, ficou a Canva, a plataforma online de design com múltiplas ferramentas, e a Mongodb, a empresa que está a ajudar developers de web e apps. Composta por 434 empresas de 39 países, na lista geral surge no pódio o Snap, a Microsoft e a Tesla. O Spotify e a Apple também constam do top 50.

Mas porque razão o site norte-americano decidiu eleger a empresa portuguesa? "Por combinar a velocidade de uma tradução de uma máquina à autenticidade de uma pessoa nativa, isto tudo com um milhão de mensagens de atendimento ao cliente todos os meses", explica.

Quais as 25 maiores scaleups portuguesas? Unbabel volta a liderar novo ranking Scale Up Portugal
Quais as 25 maiores scaleups portuguesas? Unbabel volta a liderar novo ranking Scale Up Portugal
Ver artigo

Em comunicado, o CEO da Unbabel, Vasco Pedro, refere que o ano passado foi transformador para o negócio, com "grandes avanços na tradução automática, adoção de produto e adoção por grandes clientes”. “Estar entre os premiados de 2020 representa um forte reconhecimento dessas conquistas e a validação da nossa visão abrangente: disponibilizar o apoio centrado no cliente para todos os clientes em qualquer idioma”, afirma.

Esta eleição surge depois de a Unbabel ter fechado com sucesso em setembro de 2019 uma ronda de financiamento Série C no montante de 60 milhões de dólares, liderada pela Point72 Ventures, juntamente com a e.ventures, Greycroft e com a Indico Capital Partners. Assim, elevou para 91 milhões de dólares o investimento total captado.

Também no ano passado, a empresa foi eleita pela segunda vez consecutiva a maior scaleup portuguesa no relatório sobre o ecossistema português de empreendedorismo, o Scale Up Portugal 2019. O documento revela que as 25 maiores scaleups portuguesas angariaram este ano um total de 178 milhões de euros em rondas de financiamento, um valor que representa um crescimento de 54% face ao valor angariado pelo top 25 em 2018.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.