A Unbabel foi eleita pela segunda vez consecutiva a maior scaleup portuguesa num relatório sobre o ecossistema português de empreendedorismo, o Scale Up Portugal 2019. No ranking criado pela aceleradora de startups BGI, em colaboração com o EIT Digital, a startup que alia inteligência artificial (IA) com pós-edição humana à tradução automática destacou-se das 25 portuguesas da lista.
O relatório revela que as 25 maiores scaleups portuguesas angariaram este ano um total de 178 milhões de euros em rondas de financiamento, um valor que representa um crescimento de 54% face ao valor angariado pelo top 25 em 2018. No top 3 surgem ainda a Pagaqui Portugal e a 360imprimir.
O reconhecimento surge depois de a Unbabel ter ficado em segundo lugar num ranking da Cision com as 50 startups mais mediáticas de Portugal, apenas atrás da Uniplaces. De acordo com o documento divulgado durante a edição de 2019 do Web Summit, em novembro, a plataforma de tradução humana movida a IA destacou-se por ter sido mencionada em 285 notícias desde o início do ano e até 31 de outubro.
Mas quais são os critérios de avaliação deste ranking? A lista teve em consideração fatores como o total de investimento captado, o total de receitas, o rácio entre capital e receitas, o número de postos de trabalho criados e o potencial de criação de novos empregos, num universo de startups fundadas entre 2013 e 2018.
Fundada em 2013, a Unbabel já captou 91 milhões de dólares em financiamento e conta com mais de 200 colaboradores distribuídos pela sua sede em Lisboa e nos escritórios em São Francisco, Nova Iorque e Pittsburgh. Como clientes, a empresa portuguesa conta com marcas como o Facebook, a Microsoft e o Booking.com.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários