Os resultados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, referentes aos
três primeiros meses do ano, revelaram que cerca de 5,4 milhões de
residentes no continente com mais de nove anos costumam enviar mensagens
escritas.


De acordo com o estudo, 55,3 por cento do total de utilizadores envia até 10
SMS por semana, seguindo-se outros 10,8 por cento que enviam entre 11 e 20
mensagens escritas durante o mesmo período de tempo. Os utilizadores que
enviam mais de 20 SMS por semana totalizam 22,1 por cento da amostra, dos
quais 9,6 por cento admite enviar semanalmente mais de 50 mensagens
escritas. A média semanal situa-se nas 34 mensagens por semana, o que perfaz
um total de 5 por dia.


Os jovens são os principais consumidores deste serviço, nomeadamente os
indivíduos com idades compreendidas ente os 15 e os 24 anos que registaram
uma média semanal de 83 mensagens enviadas - 12 por dia -, praticamente o
dobro dos utilizadores pertencentes à faixa etária 10-14, posicionada em
segundo lugar com 43 SMS semanais. A análise demonstra que a partir dos 25
anos a taxa de utilização do serviço baixa drasticamente não ultrapassando
as 18 mensagens semanais.


Os estudos referentes à distribuição geográfica em Portugal continental,
revelam que os principais utilizadores de SMS se situam no Interior Norte e
Grande Porto, respectivamente com 49 e 43 mensagens escritas semanais,
enquanto a Grande Lisboa se situa no último lugar da lista com uma média de
23 mensagens escritas.


As classes média baixa e baixa são as que mais usufruem do serviço, com um
envio semanal de 46 e 42 mensagens semanais, enquanto que a distribuição por
sexos revelou que tanto homens como mulheres não enviam menos de 30 SMS por
semana.


De acordo com os dados recentemente divulgados pela Anacom, entre Janeiro e Março deste ano registou-se um
aumento de 54,2 por cento face ao último trimestre de 2005, estimando-se que
cada cliente tenha enviado em média 75 mensagens escritas ao longo dos três
meses.

Notícias Relacionadas:

2006-06-02 - Taxa
de penetração móvel aproxima-se dos 110%

2006-05-16 - MicroComunidades SMS da TMN promovem maior ligação entre
utilizadores

2006-05-11 - Mensagens mantêm-se como uma das principais fonte de receita
das operadoras móveis