A SIBS revelou alguns números curiosos sobre a utilização da rede Multibanco durante a época natalícia, ou melhor, entre o dia 1 de dezembro até ao 2 de janeiro de 2020. A entidade avança que foram feitas mais de 126 milhões de compras nos terminais de pagamento automático da rede Multibanco, num total de cerca de 5 mil milhões de euros.

Ainda durante o mesmo período, foi registado que só nas caixas de Multibanco foram levantados cerca de 3 mil milhões de euros, em 40 milhões de operações nas caixas. O valor médio das compras foi de 38 euros e de levantamentos de 75 euros.

tek infografia sibs

Relativamente aos dados da SIBS, no período de festas de 2019, o número de operações subiu 8,5% relativamente ao mesmo período de 2018. O dia com mais movimento de operações foi o dia 23 de dezembro, com mais 48% do que os restantes, seguindo-se o dia 30 com mais 17%.

As regiões que registaram uma maior atividade na época festiva face à média anual foram o Funchal na Madeira e as ilhas Terceira, Faial e Corvo nos Açores, com um rácio do número de operações superior a 1,25. Em Portugal continental o centro e o norte do país registou um rácio de 1,1 a 1,25 do número de operações.

Mas quais os sectores onde os portugueses mais gastaram dinheiro? Segundo os dados da SIBS, os Jogos, Brinquedos e Puericultura são os sectores com maior crescimento no período de festas, com 2,3 vezes mais face à média. Segue-se a perfumaria e cosmética (2,2x), a decoração e artigos para o lar (1,8x), a moda e acessórios (1,7x).

Ainda segundo a infografia revelada pela SIBS, o pico mais alto das operações do dia 24 de dezembro foi às 11 horas, 57 minutos e 17 segundos. Enquanto que no dia 31, foi às 11 horas, 3 minutos e 50 segundos.