A fabricante Alcatel-Lucent anunciou os seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre, reportando uma diminuição nos prejuízos face aos períodos anteriores.

A empresa perdeu 40 milhões de euros, um valor que, apesar de negativo, marca um movimento ascendente significativo já que no mesmo período do ano passado se registaram prejuízos na ordem dos 345 milhões de euros.

Segundo a Alcatel-Lucent, os resultados devem-se a uma mudança estratégica da companhia, que dentro em breve vai incluir uma revisão do modelo de negócio, que passará a ser mais rentável, e que poderá incluir a venda de perto de 21 por cento da participação na Thales, uma fatia que vale algo como 1,3 mil milhões de euros.

Mesmo assim, os negócios da companhia continuam a sofrer o impacto dos desinvestimentos dos operadores de telecomunicações, os seus maiores clientes. As vendas neste mercado caíram 13 por cento face ao período homólogo fixando-se agora nos 2,73 mil milhões de euros.

Nos últimos sete trimestres, a companhia tem-se debatido com resultados negativos, o que já levou à demissão do antigo conselho de direcção. Os cargos são agora assegurada por Ben Verwaayen e Philippe Camus.