A promoção das novas tecnologias nacionais é um dos objectivos de Cavaco Silva durante a sua visita oficial a Espanha. Para além de vários membros de Estado, o Presidente da República faz-se acompanhar por uma comitiva de representantes de várias empresas nacionais a actuar no sector e com escritórios em Espanha, nomeadamente, João Neto, da InfoPortugal, Gastão Taveira, da Altitude Software, Rui Paiva, da WeDo, Jorge Guimarães, da Alert/MNI, Rogério Carapuça, da Novabase, José Dionísio, da Primavera e António Câmara, da Ydreams.



Durante a troca de presentes, Cavaco Silva ofereceu ao rei D. Juan Carlos I um PDA com software de navegação (NDrive) desenvolvido por uma empresa de capitais nacionais, a InfoPortugal. A aplicação está disponível em oito idiomas, funciona com base em telemóveis ou PDAs e tem cobertura em 15 países europeus. De acordo com o comunicado de imprensa, este software permite o acesso a mapas detalhados e informações de interesse georreferenciados.



O NDrive disponibiliza funcionalidades avançadas dos sistemas de navegação dedicados num telemóvel e apresenta vantagens ao nível da conveniência, portabilidade e custos.



João Neto, Administrador da InfoPortugal, mostrou-se honrado com a escolha do produto fabricado pela empresa e afirma que o "NDrive foi totalmente desenvolvido em Portugal e constitui um bom exemplo de como as empresas portuguesas podem criar e desenvolver produtos tecnológicos de ponta verdadeiramente inovadores, vocacionados para o mercado mundial".



Para amanhã está agendada a visita de 30 PMEs nacionais do sector tecnológico, pertencentes à Rede PME Invovadoras da COTEC, a empresas associadas da COTEC Espanha.



Entre os convidados do Presidente da República encontram-se também empresas de biotecnologia, como a Alfana e a Biotecnol, representadas, respectivamente, por Nuno Abrantes e Oliveira e Pedro Pissarra.




Cavaco Silva faz-se acompanhar nesta visita por uma comitiva formada pelos ministros da Economia, Manuel Pinho, Negócios Estrangeiros, Luís Amado, Ambiente, Francisco Nunes Correia, e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

Notícias Relacionadas:

2006-08-28 - Passaporte Electrónico lançado hoje com a entrega do primeiro exemplar