O Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, e o Ministro de Economia Carlos Tavares, lançaram hoje em Aveiro o Programa IDEIA. Este pretende criar incentivos para que as empresas liderem projectos de investigação e desenvolvimento em parceria com as Universidades, Laboratórios e Centros de Investigação, cujo resultado deverá reflectir a criação de patentes e novos produtos.



O Programa faz parte das novidades saídas da renovação do Programa Operacional da Economia (POE), no âmbito do qual foi também lançado na semana passada o Programa NEST - Ninhos de Empresas de Suporte Tecnológico para apoiar a criação de empresas tecnológicas.



Os dois programas estão centrados no apoio à investigação científica aplicada e dirigido à criação de novas empresas de base tecnológica e estão apoiados financeiramente no POE e POCTI - Programa Operacional "Ciência, Tecnologia, Inovação".



A gestão do Programa IDEIA fica a cargo da Agência de Inovação, uma entidade que tem por objectivo promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, facilitando o aprofundamento das relações entre o mundo da investigação e o tecido empresarial português.

Notícias Relacionadas:

2002-09-18 - Governo apresenta programa NEST para apoiar a criação de empresas tecnológicas