A PT Multimédia apresentou na passada sexta feira, ao final do dia, os seus resultados financeiros relativos ao exercício do ano fiscal de 2002. Pela primeira vez a sub-holding do grupo Portugal Telecom obteve resultados operacionais positivos num ano em que as receitas consolidadas cresceram 17 por cento, situando-se nos 676 milhões de euros.



Ainda assim, os resultados líquidos foram negativos em 135 milhões de euros, reflectindo uma amortização de goodwill de 39 milhões de euros e 26 milhões de euros de encargos com juros. As perdas da sub-holding aumentaram em 2002 47,5 por cento em relação às obtidas no ano de 2001, quando se registaram 91,2 milhões de euros de resultados líquidos negativos.



Em comunicado, a empresa destaca o "acentuado crescimento da sua actividade e rentabilidade, nomeadamente se excluirmos o grupo PTM.com e a Deltapress do perímetro de consolidação integral em 2001 e 2002, de forma a reflectir a actual estrutura da empresa". Desta forma as receitas consolidadas foram de 622,8 milhões de euros, num crescimento de 17,4 por cento face a 2001.



Depois da reestruturação da PT Multimédia – com a alienação da PTM.com e das participações nas Páginas Amarelas e SportInvest Multimédia - , as contas da empresa incluem agora basicamente a TV Cabo e a Lusomundo, que registaram um crescimento de receitas de 30,9% e 2,1% face a 2001, respectivamente. No comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a PT Multimédia avisa que em resultado da reestruturação em curso, a partir de dia 31 de Março apresentará informação financeira dividida em três áreas de negócio: Cabo, Audiovisuais e Media.



Em relação ao número de clientes a TV Cabo registou um crescimento de 12,7% em subscritores de televisão por cabo e satélite, contabilizando agora 1.307 mil, o que, segundo a empresa lhe dá uma quota de mercado de 83,8%. Nos canais Premium a empresa conta actualmente com 916 mil subscritores. Por sua vez o número de assinantes de serviços de Internet de banda larga mais do que duplicou em relação a 2001, chegando aos 140 mil.



Do lado dos Audiovisuais, a PT Multimédia reporta uma variação negativa no número de bilhetes de cinema vendidos, que foram de 8,1 milhões em 2002, num decréscimo de 5,4 por cento. Nas receitas de vídeo o crescimento foi de 4,3 por cento em relação a 2001, isto apesar da perda de representação do catálogo da Warner. Já quanto às consolas, a PT Multimédia registou a venda de mais de 108 mil Playstation2 no ano passado e mais de 18 mil consolas PSOne.



No sector de Media, a circulação média do Jornal de Notícias teve um crescimento de 1,4%, atingindo os 108,5 mil exemplares. O mesmo movimento positivo foi sentido no 24 Horas, que cresceu 23 por cento. Pelo contrário, o Diário de Notícias sofreu uma quebra de 12 por cento na circulação média, com vendas na ordem dos 53,7 mil exemplares.




Quanto às revistas, a edição portuguesa da National Geographic Magazine e a Volta ao Mundo tiveram crescimento em número de vendas, com subidas de 12 e 14 por cento, respectivamente. Em sentido inverso estão a Evasões e a Grande Reportagem, que perderam leitores em 2002. Note-se ainda que a revista Playstation2, lançada em Setembro de 2002, teve uma circulação média de 20 mil exemplares.




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