A Qualcomm soube aproveitar muito bem a explosão do mercado dos dispositivos móveis e a estratégia da fabricante teve os seus resultados: equipa centenas de modelos de smartphones e os seus chips são quase sempre escolhidos para alimentar os melhores smartphones do mercado. Nem Nvidia, nem Intel - a Qualcomm leva vantagem neste ponto de vista.

Mas a Comissão Europeia questiona-se agora até que ponto é que este domínio foi conseguido de forma orgânica e natural ou se terá antes contado com a ajuda de algumas práticas anticoncorrenciais.

As causas para a investigação são duas: a Qualcomm ter oferecido incentivos financeiros aos clientes dos seus chips; e ter vendido alguns processadores 3G abaixo do preço de custo, algo que condicionaria a atividade da concorrência.

A Qualcomm já reagiu - citada pelo Engadget - dizendo que está desiludida com a decisão de investigação da CE, mas lembra que o caso não se trata de uma acusação formal e que estará disponível para colaborar com os responsáveis europeus.

“Continuamos a acreditar que as preocupações [da Comissão Europeia] não têm fundamento”, salientou a tecnológica.

Recorda-se que a Qualcomm chegou a acordo com as autoridades chinesas da concorrência, tendo pagado quase mil milhões de dólares, para evitar uma acusação formal de práticas anticoncorrenciais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.