Desde janeiro a maio deste ano, a Defesa do Consumidor (Deco) recebeu um total de 3.500 reclamações relativas às compras online, o que significa um aumento de 250% face ao número registado no período homólogo do ano passado. Em declarações à Lusa, Paulo Fonseca, da Deco, afirma que os produtos que envolveram mais reclamações foram os bens eletrónicos, eletrodomésticos, vestuário, calçado e brinquedos.
Entre as situações mais denunciadas, estão as dificuldades na contratação, na entrega dos respetivos bens, assim como a segurança dos meios de pagamento. "A oferta de lojas digitais aumentou, mas também o número de burlas, nomeadamente em websites de anúncios e redes sociais, que levaram a que muitos consumidores tivessem ficado sem o bem e o valor pago", refere Paulo Fonseca.
As situações mais frequentes são os problemas com a demora nas entregas dos bens adquiridos, mas a Deco salienta também o desconhecimento sobre as regras dos prazos de entrega, assim como os direitos do consumidor. Por isso, destaca que 80% dos casos acabam por ser resolvidos pela Associação da Defesa do Consumidor, que salienta a importância da literacia dos consumidores. Deixa ainda o apelo às empresas que reforcem os canais digitais com a informação correta sobre os serviços de entrega e o apoio ao cliente.
Para ajudar os consumidores, a Deco lançou um novo website com informação sobre quem, onde e como comprar, assim os locais onde podem reclamar. "A Deco acredita que, com informações sobre os seus direitos digitais, o consumidor teria evitado muitos dos atuais conflitos nas compras em linha", disse Paulo Fonseca. O objetivo do website é tornar os consumidores nos “professores das empresas” de vendas online.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Skyrider X1 é um motociclo anfíbio que se desloca na terra, água e ar -
App do dia
A música feita à medida pela IA da Suno também tem app para Android e iOS -
Site do dia
Campanha promove uso de conteúdo legal online em Portugal -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários