Nos próximos três anos as empresas de comunicações móveis devem contar com uma quebra da receita média por utilizador (ARPU), indicam as conclusões de uma análise realizada pelo ARC Group. Esta empresa de consultadoria conclui também que, apesar disso, o crescimento no número de utilizadores esperado para a região da Ásia/Pacifico deverá garantir que o mercado global cresça.



Até 2007 o valor do mercado móvel poderá duplicar em termos de receitas globais, compensando os operadores globais do decréscimo das receitas médias por utilizador, explica o ARC Group. Ao mesmo tempo, as receitas provenientes das comunicações de dados deverão também duplicar, crescendo de um valor inferior a 10 por cento nas contas de 2002 para mais de 20 por cento até 2005.



Uma nova geração de aplicações que tira partido das ligações de dados, como os jogos online e serviços de localização, serão os maiores responsáveis por este crescimento, quer no mercado doméstico quer nas aplicações profissionais. Porém, o relatório do ARC Group avisa que para se obter a combinação ideal de serviços e conteúdos que atraiam os utilizadores é preciso estabelecer alianças entre os vários intervenientes neste mercado, nomeadamente os operadores de rede, fornecedores de conteúdos e de serviços.

Notícias Relacionadas:

2001-10-23 - Tecnologia móvel GSM tem 600 milhões de utilizadores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.