O Facebook superou as estimativas dos analistas e apresentou números ‘gordos’ para o quarto trimestre do ano passado. As receitas foram de 5,84 mil milhões de dólares, um aumento de 52% comparativamente com igual período de 2014. A publicidade domina o negócio.

Deste valor, 5,63 mil milhões de dólares têm origem em receitas publicitárias, o que equivale a um crescimento de 57% neste campo. Os lucros para o último trimestre do ano foram de 2,26 milhões de dólares, um crescimento de 49%.

De todas estas contas o destaque vai para o facto de o Facebook faturar 80% do seu bolo publicitária a partir das suas versões para smartphones e tablets, um valor muito expressivo. Recorda-se que há cerca de dois anos os analistas temiam que a rede social não conseguisse rentabilizar a sua presença no ambiente mobile.

Fazendo o balanço de todo o ano de 2015 o Facebook conseguiu receitas de 17,93 mil milhões de dólares e um lucro de 3,69 mil milhões.

E se a parte financeira deixará os analistas satisfeitos, os números de utilizadores também continuam a aumentar - o que por sua vez será bom para o negócio.

O ano de 2015 terminou com 1,59 mil milhões de utilizadores ativos mensais, dos quais 1,44 mil milhões acedem à plataforma através de dispositivos móveis. Os valores representam uma subida de 14% e 21%, respetivamente, relativamente ao último trimestre de 2014.

Os valores para utilizadores ativos diários também são gigantes: 1,04 mil milhões no total e 934 milhões nas plataformas móveis.