Os serviços de gestão documental são a próxima estratégia-chave da Ricoh, que vai investir 300 milhões de dólares (cerca de 221 milhões de euros) nos próximos três anos para reforçar a sua presença no segmento, afirmando a sua mudança para um modelo de empresa de serviços.

Atingir a liderança do mercado de Managed Document Services (MDS) nos próximos três anos foi um dos objectivos apresentados durante uma conferência internacional da companhia, que teve lugar ontem, em Londres.

"A Ricoh acredita que os serviços de gestão documental são o futuro" e"pretende tornar-se líder deste mercado, gerando 3,3 mil milhões de receitas em 2013", revelou o presidente executivo da Ricoh Europe.

Num evento dedicado ao poder da informação, Simon Sasaki, sublinhou a importância crescente dos serviços no panorama actual, antecipando um aumento de 30 por cento do valor das receitas provenientes desta área, que deverão passar a representar 28 por cento das receitas globais da empresa.

A principal aposta reside nos serviços de gestão documental, que inclui um investimento nas ferramentas baseadas na nuvem, no marketing e na expansão do programa de parceiros.

A presença da companhia nesta área tem vindo a ser reforçada nos últimos anos, com as aquisições da divisão de sistemas de impressão da IBM - que deu origem à jointventure InfoPrint Solutions Company - e das empresas IKON Office Solutions e Carl Lamm.

A estratégia da empresa para se destacar passa pela diferenciação na integração com máquinas e serviços que os clientes possuam, na presença a nível global no "capital humano", investindo na formação de pessoal capaz de ajudar os clientes a fazer a mudança para os seus serviços, disse ao TeK o vice-presidente executivo para a Europa, David Mills.

Explicou também que as soluções propostas resultam tanto do know how e produtos das empresas adquiridas pela Ricoh, como da Investigação e Desenvolvimento, à qual a companhia dedica 6 por cento das suas receitas anuais - um valor que rondará os 1,26 mil milhões de dólares, tendo em conta que as receitas globais apresentadas foram de 21 mil milhões de dólares.