Inicialmente marcado para dia 8 de agosto, o evento Tesla Robotaxi foi adiado para o mês de outubro, segundo o confirmado pelo CEO da empresa na (também sua) rede social X.

Em resposta a uma publicação do utilizador Warren Redlich - Chasing Dreams que apontava para a existência de um pedido massivo de alterações aos engenheiros da tesla, Elon Musk afirmou ter “requerido aquilo que considera uma mudança importante do design frontal, sedo que o tempo extra vai permitir mostrar mais umas coisas”.

O post parece reproduzir o que a Bloomberg relatou na semana passada. A agência afirmou que adiar o evento daria à Tesla mais tempo para construir protótipos adicionais. Acrescentou que a empresa comunicou o atraso internamente e que a equipa de design foi instruída a “retrabalhar certos elementos do carro”, o que soa à ordem de Elon Musk para alterar o design frontal.

O empresário tinha anunciado no início de abril que a empresa iria apresentar o Tesla Robotaxi a 8 de agosto. O teaser surgiu mo mesmo dia em que a Reuters avançava que a Tesla iria cancelar o seu modelo mais barato (apontado para os 25 mil dólares), conhecido como Model 2. Os investidores da empresa contavam com este modelo para se expandir no mercado e alcançar mais público.

A agência noticiosa citou três fontes ligadas ao assunto, uma decisão que terá sido anunciada numa reunião em finais de fevereiro. Elon Musk negou prontamente a informação, referindo que “a Reuters está a mentir (novamente)”, numa resposta a um post de partilha da notícia. A construção de veículos mais acessíveis estaria planeada para a segunda metade de 2025 na fábrica da Tesla no Texas. A estratégia de Elon Musk era primeiro solidificar o negócio dos modelos de luxo e depois oferecer veículos mais baratos às famílias.

No mesmo artigo, a Reuters salientou que a fabricante iria continuar a desenvolver robotaxis de condução autónoma com base na mesma plataforma do seu veículo pequeno. A decisão terá sido tomada devido à elevada concorrência das fabricantes chinesas que estão a inundar o mercado com veículos elétricos, com modelos que têm um preço de 10 mil dólares.

Elon Musk sempre foi defensor que os serviços de condução autónoma seriam o futuro da mobilidade, através dos robotaxis. E citado pela Reuters, afirmou que a Tesla, atualmente uma das marcas de automóveis mais valiosas, poderia valer zero sem não alcançasse a capacidade de total condução autónoma. Até agora, apenas nos Estados Unidos e China estão a ser aprovados pelos reguladores as licenças para serviços experimentais nas estradas públicas. Empresas como a LyftCruise e Waymo têm expandindo as suas zonas de testes nos Estados Unidos, mas com constante polémicas de incidentes associadas.

As capacidades do Autopilot dos modelos da Tesla e os seus sistemas de assistência à condução também têm sido polémicas, estando associados a acidentes. Ao assumir a entrada no mercado dos robotaxis, a Tesla terá pela frente os habituais processos de escrutínio para obter as autorizações para circular nas estradas. Processo que outras empresas enfrentam há vários anos.