Em 2013 a Samsung vendeu quase 706 mil smartphones em Portugal, sendo a marca que mais telemóveis inteligentes comercializa em território nacional. A tecnológica sul-coreana, fruto do sucesso já registado em 2012, foi também a fabricante que menos cresceu, tendo apresentado uma evolução positiva de 5,6% no espaço de um ano.

De acordo com dados da IDC, citados pelo Diário Económico, a também sul-coreana LG conseguiu assegurar a segunda posição no mercado português, tendo vendido em 2013 perto de 289 mil smartphones. A empresa registou um crescimento anual de 238%, uma subida que foi suficiente para relegar a Apple para a terceira posição.

Ao todo a marca da maçã vendeu 253 mil iPhone em Portugal, um valor que ainda assim garantiu um crescimento de 69% à tecnológica de Cupertino, o segundo maior de 2013. É de destacar que a Apple tem menos modelos de smartphones no mercado do que a LG e Samsung, além de que o preço médio dos equipamentos também é superior às rivais.

Na quarta posição surge a Sony com 170 mil dispositivos vendidos e um crescimento anual de 66,4%.

De acordo com dados da empresa de análise, em 2013 foram vendidos 2,12 milhões de smartphones em Portugal, um valor que representa mais de metade de todos os telemóveis comercializados: 4,1 milhões. Quando a análise também contempla a venda de telefones básicos, a Samsung continua como fabricante mais popular, aparecendo a Nokia na segunda posição e a LG na terceira.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico