Apesar da conjuntura económica difícil da Europa, a SAP continua a mostrar resultados financeiros invejáveis, e não só em países emergentes. A empresa apresentou no final de outubro os dados para o terceiro trimestre fiscal, com um crescimento de 32%, somando sete trimestres consecutivos com crescimentos de dois dígitos, e Jim Hagemann, co-CEO da SAP, explicou esta manhã na conferência SAPPHIRE, que é tudo uma questão de inovação e estratégia de negócio.

"Na Europa temos a oportunidade e obrigação de aumentar a produtividade, e de inovar, porque esta é a base do crescimento", justificou perante uma audiência de mais de quatro mil pessoas, de entre as mais de 8 mil que marcam presença na principal conferência da empresa alemã, a decorrer em Madrid.

Jim Hagemann explicou que a empresa tem procurado acompanhar o ritmo acelerado da mudança no mercado, desafiando premissas estabelecidas em várias áreas e reduzindo os ciclos de inovação. "Na crise decidimos inovar e não consolidar. Estamos a renovar os produtos e acreditamos na abertura e em dar opções aos clientes", sublinhou.

O enfoque da companhia está agora centrado em quatro áreas, onde o core continua a ser dominante mas se apresenta conjugado com as áreas de mobilidade, cloud e big data, ou in-memory, que encontra na tecnologia HANA a resposta para uma gestão mais eficaz dos dados. Estas três áreas combinadas já representam 10% das receitas da SAP, que não tem também parado a inovação nas áreas centrais, apostando na conjugação de todos os elementos para levar mais valor aos clientes.

"Não basta olhar para estas quatro áreas de forma separada. É uma combinação de todos os elementos, com a consistência da nossa área core com a cloud, a mobilidade e a velocidade do HANA. Podíamos dizer que isto parece ser Apple simples e Google Fast, mas nós não estamos na área de consumo e temos de fazer isto para empresas", adianta. Já na conferência de imprensa, o co-CEO da SAP acrescenta a este "mote" a componente SAP, com o adjetivo "reliable" mas garantindo que está ainda à procura do termo certo para adicionar.

Inovar em quatro vetores
"Estamos a acelerar a velocidade de inovação no core", garante Jim Hagemann, lembrando que o negócio de Business One está a crescer de forma positiva, assim como o Business by Design, e que a empresa somou mais de 58 mil decisões nos últimos 12 meses. As novas versões do SAP Business Suite 7i2011 integram mais de 120 inovações com um upgrade quase sem disrupções para os clientes, e todos os trimestres estão prometidas novas melhorias.

A empresa está também a apostar fortemente na cloud, onde o Business By Design tem vindo a ganhar terreno nos países em que está a ser utilizado, mas que será alargado progressivamente a um maior número de territórios. Os objetivos são ambiciosos e Jim Hagemann adianta que já há mais de 700 clientes a usar esta solução, o que "prova que podemos gerir todo o negócio na cloud".

Na área da mobilidade a integração das soluções da Sybase têm vindo a garantir à SAP um conjunto de novos produtos e inovações integradas em várias áreas, mas também aplicações que agora estão reunidas numa nova loja de aplicações, hoje lançada. A SAP Store já conta com 70 aplicações em várias áreas, desde simples funcionalidades a questões mais avançadas de suporte a negócio. A estas juntam-se também aplicações desenvolvidas por parceiros, que são já mais de duas centenas.

Mas Jim Hagemann avisa que a aposta em mobilidade da SAP não é apenas para tornar móveis as equipas de vendas, ou para aumentar a produtividade. "É uma oportunidade, pela primeira vez na história, de chegar de forma direta e instantânea a 75% de 5 mil milhões de pessoas. […] É uma oportunidade de inovar e reinventar o negócio", justifica

Uma última componente que o co-CEO da SAP acredita que pode mudar a indústria é a tecnologia in-memory, e o SAP HANA, garantindo que já é uma solução real, testada com sucesso em clientes e que está pronta para massificação. A ideia é tornar mais célere a consulta de informação que passa a estar guardada em memória, e não em disco, acelerando desta forma as pesquisas e dando-lhes mais flexibilidade.

"Uma consulta de áreas de rentabilidade pode demorar só alguns segundos e não horas", explica. "Por isso lhe chamamos a velocidade do pensamento". Com o SAP NetWeaver® Business Warehouse (SAP NetWeaver BW) agora lançado a empresa quer levar o potencial do HANA a mais de 12 mil clientes que têm datawarehouses e que podem agora explorar o acesso e pesquisa de dados estruturados e não estruturados de uma forma mais fácil

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.