A Securities and Exchange Commission – SEC –, o organismo fiscalizador do mercado bolsista norte-americano, anunciou esta semana que as empresas públicas deverão passar a colocar nos respectivos sites empresariais informações financeiras sobre os seus negócios internos – que até agora só podiam ser apresentados em papel –, nomeadamente detalhes em relação aos métodos de contabilidade utilizados, ao mesmo tempo que devem disponibilizar online todos os registos submetidos electronicamente à SEC. Actualmente, existe um lapso de 24 horas entre a altura em que o registo é submetido à SEC e a altura em que surge na base de dados pública do governo na Internet, a denominada Edgar.



Embora as empresas públicas tenham já entregue a grande maioria dos seus arquivos à base de dados governamental, responsáveis da SEC afirmaram ao serviço noticioso Wired News que esta proposta implica que as informações, consideradas vitais, estejam disponíveis numa maior variedade de locais.



Esta proposta, que surge pouco tempo após o escândalo da inesperada falência da Enron, visa aperfeiçoar o modo como as empresas públicas divulgam os seus dados aos investidores e segundo Louis Thompson, presidente do National Investor Relations Institute, significa que a SEC reconheceu a importância dos sites das empresas para divulgar informações, já que considera ridícula a ideia de que os interessados procuram dados na base de dados Edgar.



As novas regras, para além de exigirem a disponibilização de informações em tempo real aos investidores – com um email de alerta sempre que um novo documento for colocado no site –, vão também obrigar as empresas a colocar mais dados online do que os seus resultados trimestrais e anuais. Segundo o porta voz da SEC, John Nester, a proposta ainda deverá levar alguns meses até entrar em funcionamento, até porque esta organização terá primeiro que publicar um plano formal e recolher alguns comentários do público.



Notícias Relacionadas:

2001-03-02 - SEC ataca fraudes de acções na Internet

2000-09-30 - Americanos procuram informação financeira online