A divisão de capital de risco e de apoio a jovens empresas da Google é uma das entidades que tem apoiado o desenvolvimento da Uber. E de acordo com o gestor de parcerias da Google Ventures, Bill Maris, a startup que disponibiliza carros de transporte individual e uma plataforma de partilha de boleias pode atingir no longo termo um valor de mercado de 200 mil milhões de dólares.



Além do valor da projeção, o número acaba por ganhar ainda mais relevo sabendo que a Uber é uma das startups que mais contestação tem gerado. A empresa, que entrou recentemente em Portugal, é vista como um elemento que vem desregular o mercado do transporte comercial de passageiros.



A avaliação feita pela Google Ventures, que vai ter uma equipa de atuação na Europa, faz com que no longo prazo a Uber venha a valer tanto como a Toyota, como exemplifica o Mashable.



Atualmente a Uber apresenta um valor de mercado de 17 mil milhões de dólares, após várias rondas de atração de investimento bem sucedidas. Bill Maris diz que a visão que a Uber tem para o serviço é enorme e que acredita que os objetivos traçados pela empresa podem ser cumpridos.



Além dos protestos e dos processos que tem pendentes em tribunal, a Uber enfrenta agora uma grande pressão por parte de serviços concorrentes que estão a surgir em mercados como os EUA.



A startup está atualmente a experimentar outros formatos como serviços de entregas. E é no mercado da logística que a Uber pode conhecer o seu grande salto de valor, de acordo com a Google Ventures, podendo um dia ser avaliada pelo equivalente a 147 mil milhões de euros. Mas Bill Maris acabou por ser equilibrado nas suas palavras, dizendo que a empresa rapidamente também pode chegar ao “zero” como qualquer startup.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico