Esta podia ser mais uma terça-feira normal, em que os portugueses saíram de manhã para os seus locais de trabalho e só voltaram ao final da tarde para perto da sua família. No entanto, desde a semana passada que esta rotina tem sido uma exceção, com muitos cidadãos a permanecerem de forma voluntária em casa devido ao novo Coronavírus. Este tempo de crise tem levado muitas empresas a apostarem em promoções e ofertas de forma a ajudarem a repor um pouco da "normalidade" para quem decide não sair de casa e neste artigo compilamos algumas delas.

A pandemia que da China "viajou" para o mundo não tem deixado ninguém indiferente e a solidariedade digital tem sido notória no país. Desde oferta de dados e Internet ilimitada, portes grátis nas encomendas online e disponibilização de plataformas anteriormente pagas, as apostas têm sido muitas, numa altura em que as próprias tecnológicas portuguesas estão unidas para criar soluções tecnológicas contra o Covid-19.

Trata-se do tech4COVID19, um movimento com mais de 120 empresas e 600 pessoas de várias áreas distintas a trabalhar em conjunto para ajudar o país na luta contra o COVID-19. Entre os vários objetivos pretende-se, por exemplo, melhorar o rastreamento de redes de contágio, facilitar videochamadas entre médicos e doentes e criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que simplesmente necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia.

O COVID-19 tem provocado um enorme impacto em todos os setores, numa altura em que o Governo promove a utilização de serviços online para evitar contacto durante esta pandemia. O setor tecnológico não tem "escapado" ao vírus, com muitas empresas tecnológicas portuguesas a evitarem viagens e reuniões e a optar pelo teletrabalho.

Nesta fotogaleria reunimos alguns exemplos de ofertas e promoções de serviços digitais ou de telecomunicações.

O SAPO TeK tem compilado as promoções e ofertas e nesta lista organizamos as soluções de cada empresa. Se tiver mais para acrescentar é só enviar um email!

ARTVISION

A ARTVISION disponibiliza a todas as empresas com até cinco empregados suporte técnico informático de forma gratuita. Para usufruir deste apoio terá de preencher um formulário.

Banco de Portugal

O Banco de Portugal decidiu suspender a comissão paga pelos comerciantes nos pagamentos através de MB Way, assim como a comissão mínima nos restantes cartões.

Bindtuning

A Bindtuning promoveu o fim-de-semana passado uma formação gratuita sobre o Microsoft Teams, tentando ajudar a comunidade a adaptar à nova realidade de trabalho/ensino remoto.

Caixa Geral de Depósitos

Até 30 de abril os clientes da Caixa Geral de Depósitos podem realizar transferências gratuitas ilimitadas, sendo, para isso necessário ter a aplicação oficial do banco, a Caixa Directa.

Cisco

Numa altura em que o tráfego na Internet aumenta, a Cisco decidiu disponibilizar soluções de cibersegurança gratuitas até 1 de julho de 2020, incluindo licenças para novos utilizadores e o aumento do número de utilizadores para os clientes já existentes, sem encargos adicionais. Esta oferta especial abrange um conjunto de soluções que protegem os trabalhadores remotos em qualquer momento e lugar e em qualquer dispositivo: Cisco Umbrella, Duo Security e Cisco AnyConnect Secure Mobility Client.

A empresa decidiu ainda disponibilizar a plataforma de colaboração Webex de forma gratuita em Portugal, que permite, por exemplo, a sua utilização sem restrições para reuniões de até 100 participantes, tendo-se eliminado temporariamente o limite da duração da sessão.

Create IT

A empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio está a disponibilizar de forma gratuita durante três meses, e desde 19 de março, a plataforma Diggspace em instituições de ensino, de saúde e empresas privadas. Disponível em modelo software-as-a-service, sem ser precisa qualquer instalação local, a plataforma pode ser configurada em poucas horas para cada uma destas organizações. A nova versão permite "uma gestão e personalização ainda mais simples e intuitiva" dos conteúdos, garante a Create IT.

CRS Advogados

A CRS Advogados lançou o site SOS Legal Coronavirus que procura responder e esclarecer as várias dúvidas jurídicas que se colocam atualmente a cidadãos e empresas em virtude do Coronavírus. Agregando informação necessária desde a legislação publicada, assim como, artigos, a plataforma integra ainda vídeos informativos que a empresa tem realizado com os seus advogados.

Dott

O marketplace Dott vai oferecer até 9 de abril os portes de envio em produtos de supermercado, saúde e brinquedos com as entregas a serem feitas ao domicílio. "Proteja-se. Nem tudo tem de ser difícil", escreve a empresa no post do Facebook.

Feralbyte

A plataforma SOS Covid é agora gratuita e pretende monitorizar os bens essenciais nas superfícies comerciais do país, ajudando as pessoas a gerir de forma mais eficaz as suas deslocações a estes locais. O sistema foi desenvolvido pela Feralbyte, empresa de desenvolvimento de software sediada na Maia, em parceria com investigadores do Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais.

Infosistema

A tecnológica portuguesa lançou uma app que ajuda as lojas a gerirem a sua ocupação e a protegerem-se contra o COVID-19. O InOutNow trata-se de um serviço que permite a qualquer empresa, pequena ou grande, informar os seus clientes se podem entrar na loja ou se têm de esperar, ajudando a garantir a segurança de todos.

MEO, NOS e Vodafone

Desde 17 de março que a MEO, a NOS e a Vodafone estão a oferecer 10GB de dados por causa do COVID-19. A oferta fica disponível a partir de hoje e os 10 GB de dados são válidos para os serviços móveis, abrangendo clientes particulares e empresariais durante 30 dias, após a subscrição. Os clientes das operadoras devem aceder às suas áreas de cliente, nas apps, para fazerem desde já a subscrição deste serviço. Como objetivo, esta medida pretende permitir aos utilizadores o acesso à Internet fora dos locais de trabalho, já que muitos trabalhadores estão agora em regime de teletrabalho, procurando evitar o contágio em situações de quarentena voluntária.

Microsoft

A empresa decidiu disponibilizar o Microsoft Teams de forma gratuita durante seis meses, com o objetivo de "apoiar a saúde e a segurança pública, mantendo as equipas conectadas enquanto trabalham em separado", lê-se no comunicado.

Dependendo do perfil de cada empresa, instituição pública, ou cidadão, a Microsoft está a colocar à disposição diferentes alternativas.

Os freelancers, estudantes e utilizadores finais com um e-mail de trabalho ou escola com o Office 365 podem aceder ao Teams através deste link, mas a Microsoft também pensou nos utilizadores que não utilizam emails profissionais como o Sapo, Hotmail ou Outlook. Quanto às empresas e instituições, as organizações que não possuem licenças Microsoft podem entrar em contacto com um dos parceiros especializados em Portugal para implementarem o Office 365 E1 e o Teams gratuitamente.

Os clientes que já possuem licenças Office 365 podem seguir as instruções de suporte da Microsoft, ou entrar em contacto com o seu parceiro Microsoft de referência para implementar as soluções de trabalho remoto baseadas em Microsoft Teams. As instituições de ensino podem usufruir do Office 361 A1 for Education, uma licença gratuita que permite a professores, alunos e diretores, terem acesso às principais ferramentas de comunicação, colaboração e produtividade da Microsoft, incluindo Outlook, Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e Teams.

Millenium BCP

O Millenium BCP optou pela  suspensão da taxa de serviço ao comerciante através de pagamentos por MBWay.

Movimento Transformers

Com o objetivo de manter os jovens em casa e promover o conhecimento e o sentido de comunidade, o Movimento Transformers está a dinamizar a iniciativa "Sai da Caixa (Mas não de Casa)". Composto por mais de 50 voluntários e 600 aprendizes em todo o país, o movimento iria "viajar" por um roadshow de conhecimento por todo o país. No entanto, face ao estado de alerta que o país enfrenta, o itinerário passou agora para um roteiro virtual de conceitos e ideias que pretendem ser úteis para os jovens portugueses e que, ao mesmo tempo, os ajudem a permanecer em casa.

Ao todo são 22 workshops e talks gratuitos, a acontecer entre 18 de março e 10 de abril, com variados temas, entre os quais a educação para a cidadina jovem e a influência social. Alguns deles serão práticos e terão a duração de 45 minutos, na plataforma Zoom. Tendo em conta a capacidade máxima de visualização para 25 pessoas, estão sujeito a inscrição. As restantes sessões e talks estão abertos à comunidade e serão transmitidos em direto no Instagram do Movimento Transformers.

Operadores de televisão

Na sequência da suspensão da generalidade dos eventos desportivos os operadores decidiram em conjunto com a Sport TV, BTV e Eleven Sports, não cobrar a mensalidade a novos e atuais clientes para os respetivos canais. "Esta medida mantém-se durante o período excecional de suspensão da maioria das competições desportivas dos respetivos canais", refere o comunicado.

PCDIGA

Desde 16 de março e até 12 de abril, a loja online da PCDIGA está a oferecer os portes de entregas  para todas as encomendas para Portugal Continental que não ultrapassem na totalidade do envio os 30 kg. Para isso, é necessário que o pagamento seja feito por referência multibanco, Paypal, MB Way ou cartão de crédito.

SAP

A SAP anunciou que até junho concede acesso livre e aberto ao seu sistema SAP Ariba Discovery, uma rede de negócios onde os compradores podem solicitar propostas para as suas necessidades imediatas de abastecimento e as empresas fornecedoras, de todo o mundo, podem responder com a sua capacidade de fornecimento dos bens e serviços necessários.

TAIKAI

“Encontrar soluções mais rápido do que o vírus se espalha” é o novo desafio lançado pela plataforma de inovação aberta portuguesa. A TAIKAI quer agora ajudar equipas multidisciplinares a encontrarem-se para desenvolver um novo projeto ou dar visibilidade a iniciativas já existentes e, para isso, conta com o apoio de diversas empresas da comunidade tecnológica.  O desafio da TAIKAI conta com o apoio de grandes empresas tecnológicas do panorama português, como a OutSystems, HypeLabs e Infraspeak. O deadline ainda está por definir, uma vez que terminará quando o vírus for "destruído", mas a startup apela a uma resposta rápida para evitar uma maior propagação.

TECKIES

A startup Teckies antecipou cursos de código RoboGarden para os mais pequenos terem um primeiro contacto com a programação, de forma divertida e intuitiva. A plataforma dispensa professor, utilizando imagens coloridas e animadas, estimulando a aprendizagem com desafios cada vez mais complexos, à medida que os alunos superem o nível. A startup informa que os pais interessados nos cursos para os seus filhos podem adquiri-los no website da Teckies ou no respetivo Facebook. O acesso às aulas virtuais têm uma duração de um ano, com um valor de 1 euro por mês. Também as escolas podem adquirir licenças para as suas turmas.

Para além disso, têm sido algumas as empresas tecnológicas que têm contribuído com equipamento médico e apoio financeiro.

Apple

Na sua conta de Twitter, Tim Cook anunciou que a Apple tem trabalhado para ajudar os prestadores de serviços de saúde que combatem o COVID-19. Sem precisar números, o CEO da gigante tecnológica garante que a empresa da maçã está a doar milhões de máscaras para os profissionais de saúde nos Estados Unidos e na Europa, a quem agradece por estarem na linha da frente.

Facebook

O Facebook doou as 720.000 máscaras que a empresa tinha comprado caso os incêndios que "invadiram" a Califórnia em 2019, local onde está sediada a empresa, continuassem. Mark Zuckerberg garante agora estar a trabalhar para poder contribuir com outros milhões de dólares.

TikTok

A famosa rede social anunciou que decidiu doar 10 milhões de dólares à Organização Mundial da Saúde para ajudar a combater esta pandemia. "Estamos empenhados em fazer a nossa pequena parte em termos de contribuição para esta importante causa", pode ler-se no comunicado.

Nota da Redação: Esta notícia está em atualização permanente à medida que são conhecidas novas iniciativas de empresas tecnológicas. Última atualização às 19h29 de 23/3/2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.