A progressiva adesão das empresas e governos aos sistemas operativos open source está a impulsionar o mercado de serviços para estas plataformas, dando-lhes um estatuto que até agora não tinham conseguido atingir. De acordo com um relatório da IDC, em 2004 o mercado de serviços Linux vai valer 98 milhões de dólares na Europa Ocidental, aumentando para 228 milhões até 2008.



Embora continue a ser um mercado marginal a médio prazo, os serviços para sistemas open source estão a revelar uma dinâmica significativa e nos próximos anos podem ser um dos principais factores de crescimento na área da integração de sistemas.




A consultora de mercado de tecnologias indica que o sector público será um dos principais utilizadores destes serviços, especialmente na Alemanha e França, onde os governos centrais e regionais estão a dar grande visibilidade ao Linux através de grandes projectos de implementação deste sistema.



As empresas e o sector da Administração Pública estão a optar pelo Linux para cortar custos de software, mas o mercado de serviços de tecnologias para plataformas open source tem ainda hoje um estatuto de nicho, representando menos de 1 por cento do total de receitas de serviços de tecnologias na Europa Ocidental.



Dominique Raviart, analista sénior do grupo de serviços europeus da IDC salienta, em comunicado, que no passado os recursos das empresas e governos eram responsáveis pela adopção e implementação de soluções open source, mas "agora, com o software a tornar-se mais embebido nos ciclos de planeamento de Tecnologias da Informação, as empresas estão a virar-se para os grandes integradores de sistemas e especialistas em software livre".

Notícias Relacionadas:

2004-03-30 - 2004 poderá ser o melhor ano de sempre para o Linux