
A Câmara Municipal de Lisboa tem em consulta pública um pacote de 35 novas medidas que darão corpo à segunda edição do Simplis, uma espécie de Simplex autárquico.
As medidas privilegiam a desmaterialização de processos, a simplificação de processos administrativos e o suporte online de vários serviços da Câmara, tudo numa lógica de ganhos de eficiência/poupança de tempo e dinheiro.
A prevista utilização crescente da assinatura electrónica do Cartão de Cidadão em procedimentos internos é um exemplo. O balcão único de atendimento ou a desmaterialização dos processos relacionados com a contratação pública são outros. Este último é aliás um objectivo antigo da CML que já transitou entre executivos, com algum investimento, mas sem grandes resultados.
Outra medida que transita do primeiro Simplis é a que pretende simplificar os procedimentos relacionados com alvarás. Nesta segunda fase, a autarquia pretende alargar a todos os serviços do urbanismo da câmara o procedimento de emissão imediata de alvarás de licença de obra, depois de deferido o respectivo pedido de licenciamento e regularizadas as taxas devidas.
Entre as medidas do Simplis há também as que pretendem dar mais espaço de intervenção aos cidadãos da cidade. A Minha Lisboa é uma dessas medidas e pretende dar espaço online para a publicação de conteúdos por quem o queira fazer.
Na página da Internet da autarquia pode ficar a conhecer todas as propostas e submeter o seu comentário.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Primeiras impressões: Nintendo Switch 2 oferece uma experiência portátil de nova geração -
App do dia
App Clearspace é uma espécie de dieta digital onde entram flexões e agachamentos -
Site do dia
Aumente a segurança e privacidade da navegação com a extensão Ghostery -
How to TEK
5 passos para trocar a foto de perfil por um GIF animado na conta Google
Comentários