A notícia é avançada pelo Global Times que explica que a Huawei está a testar o seu primeiro smartphone com o sistema operativo (SO) HongMeng, podendo ser lançado no mercado no final deste ano, no último trimestre de 2019.
Com um valor a rondar os 288 dólares (258 euros), o modelo será de gama baixa a média. O objetivo é atrair developers e utilizadores para se juntarem ao ecossistema, alegam fontes anónimas ao jornal chinês.
Um dos testes ao sistema estará relacionado com a sua compatibilidade com aplicações Android. "Os novos smartphones da Huawei com o SO HongMeng vão estrear-se no mercado no quarto trimestre. Espera-se que o smartphone surja na mesma altura do Huawei Mate 30", afirmou uma fonte ao website.
Além dos smartphones e do uso industrial, a Huawei tem planos maiores para o HongMeng OS. O jornal divulgou que, ao contrário do sistema Android, que é baseado no Linux, a ideia da Huawei em desenvolver o HongMeng é semelhante ao Google Fuchsia, que pode integrar mais facilmente inteligência artificial e funcionar em múltiplas plataformas.
No final de maio, Richard Yu, CEO da Huawei, já tinha confirmado numa conversa privada que a empresa estaria prestes a lançar o próprio sistema operativo da marca para aparelhos móveis. Na altura, fontes anónimas apontaram o período do outono como a altura para o lançamento.
Pouco tempo depois de os Estados Unidos terem colocado a Huawei numa lista negra com várias sanções, a tecnológica chinesa pediu o registo do seu próprio SO em nove países. A empresa chinesa estaria a preparar-se para a possibilidade de ser impedida de continuar a utilizar o SO Android.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários