A Sonae anunciou a aquisição de uma fatia maioritária da Excellium, líder luxemburguesa em serviços de cibersegurança, que conta com presença na Bélgica e com mais de 100 profissionais no sector. O negócio dá ao grupo uma confortável posição entre os líderes europeus em cibersegurança, um sector onde a empresa tem vindo a investir e a crescer nos últimos anos.

A Excellium tem uma solução proprietária de gestão de cibersegurança, contando com uma base de clientes que inclui as mais conceituadas instituições financeiras, entidades governamentais e diversos grupos económicos com atividade no Benelux, pode ler-se no comunicado. Juntando a Excellium à família Sonae, que já tinha no grupo a S21sec (líder ibérico no sector da cibersegurança), e com grande presença na América Latina, o grupo apresenta uma oferta mais abrangente, pretendendo inovar com as suas soluções de segurança informática. Tem no seu portfólio mais de 500 profissionais, aumentando a capacidade de acelerar o seu plano de crescimento.

No ano passado, a Sonae havia juntado as operações da S21Sec com as da empresa espanhola Nextel, procurando na altura uma primeira fase de liderança no mercado europeu de cibersegurança. Em 2017, adicionava ao grupo a Secucloud, uma empresa alemã que fornece soluções de cibersegurança para operadores de telecomunicações. Também a SysValue foi integrada na Sonae IM em 2016, gerando ganhos com a concetração de estruturas de backoffice e alinhamento de estratégias de abordagens ao mercado, assim como termos de conhecimento e I&D.

Sonae reforça aposta na cibersegurança com fusão de empresas espanholas líderes no sector
Sonae reforça aposta na cibersegurança com fusão de empresas espanholas líderes no sector
Ver artigo

A Sonae justifica o investimento no sector com a crescente presença do cibercrime, não apenas no número de ataques, como o respetivo impacto e complexidade. Nesse sentido, a união das duas companhias permite uma presença em diversos países, suprindo as exigências e necessidades das grandes empresas em solo europeu e uma resposta mais prontificada ao perigo cibernético.

Para Carlos Alberto Silva, administrador executivo da Sonae IM, esta operação fortalece a posição do grupo como um dos líderes europeus na área de cibersegurança, garantindo a qualidade e credibilidade que a Excellium tem no mercado.