O lançamento da PlayStation 5 foi feito durante a pandemia de COVID-19, com a chegada às lojas a 19 de novembro de 2020. O confinamento ajudou a reforçar a procura da nova consola, mas a indústria tecnológica foi apanhada por uma crise de falta de chips que limitou o fabrico de equipamentos eletrónicos.
A Sony passou pelo menos dois períodos natalícios com ruturas extremas de stocks, mas finalmente tem a situação sobre o controlo. E anunciou que ainda assim vendeu 50 milhões de unidades da sua consola.
A empresa tem altas expetativas para 2023, sobretudo nesta época natalícia, referindo que a consola experienciou um forte momento durante o ano. Isso deveu-se também aos vários títulos exclusivos que foram lançados durante o ano, como Marvel’s Spider-Man 2 e Final Fantasy XVI, mas também títulos multiplataformas como Baldur’s Gate 3, Alan Wake 2, FC 24, assim como a estreia do Roblox na consola.
“Alcançar este marco de vendas da PS5 é um testamento do suporte inabalável do suporte da comunidade PlayStation e a sua paixão para as experiências incríveis criadas pelos developers talentosos da PlayStation Studios e os nossos parceiros”, salientou Jim Ryan, presidente e CEO demissionário da Sony Interactive Entertainment. E acrescenta que este foi o período natalício desde o lançamento em que tem os stocks completos de consolas, garantindo que todos os que desejem compram, consigam sem os problemas dos anos anteriores. O mês de novembro terá sido o melhor de sempre para as vendas da consola.
Este mês a Sony lançou o novo periférico PlayStation Access, para jogadores que têm limitações de mobilidade. Uma estratégia de levar os videojogos a todos os jogadores, que começou com opções nos jogos e agora com hardware para quem tem dificuldade em agarrar o tradicional DualSense.
A Sony destaca que durante este ciclo de três anos, a tecnologia da PS5 tem sido explorada pelos estúdios para oferecer jogos com grande rapidez de carregamento, gráficos enfeitados com ray tracing e maior imersão graças às funcionalidades hápticas do DualSense e os seus gatilhos adaptativos.
O Financial Times adianta que a Sony vendeu três vezes mais PS5 do que a Microsoft a sua Xbox Series X|S em 2023. E cita o Ampere Analysis de que este ano o mercado de consolas, que inclui hardware, software e serviços, cresceu 7,2%, contrastando com a quebra de 7,3% registada em 2022. De recordar que 2023 é considerado um dos melhores períodos de lançamentos dos últimos anos, para todas as plataformas. A Switch está também em fase descendente de vendas, esperando-se que a Nintendo faça a mudança de geração no próximo ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários