O ano de 2014 promete ser agitado para os investidores tecnológicos. Depois da confirmação de que a GoPro vai avançar com uma Oferta Pública Inicial (IPO), surgem informações de que também o Spotify e a King estão a preparar uma entrada na bolsa de valores.

No caso do Spotify o rumor surge depois de a empresa ter revelado a intenção de contratar um especialista em relatórios financeiros. Na "papelada" pedida Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (SEC) é obrigatório entregar um relatório da atividade financeira da empresa, uma função especificada pela tecnológica sueca no anúncio de emprego.

A acontecer, o IPO pode valorizar a empresa em 8 mil milhões de dólares, já que o Spotify é uma empresa que tem apresentado um crescimento sólido nos últimos anos. Em Portugal os subscritores do Spotify Premium gastam quase três vezes mais dinheiro no serviço do que os "correspondentes" do iTunes.

Se todo o processo de recrutamento for célere, a IPO pode acontecer já em 2014, mas de acordo com a Reuters os analistas estão convencidos de que a operação pode resvalar para 2015.

Do lado da King, a produtora do sucesso Candy Crush, as intenções de entrar na bolsa são já uma realidade. O estúdio de desenvolvimento britânico já entregou a informação detalhada da empresa à SEC para poder negociar na bolsa de Nova Iorque, a NYSE, sob o ticker KING.

Em 2013 a empresa gerou receitas de 1,88 mil milhões de dólares, segundo o Re/Code, dos quais 568 milhões foram lucro. Apesar do potencial reconhecido à empresa, também existem riscos associados como o fim do estado de graça junto dos utilizadores. Além do Candy Crush a King é responsável pelos títulos Pet Rescue Saga, Farm Heroes Saga, Papa Pear Saga e Bubble Witch Saga.

No caso da King um dos casos que vale a pena recordar é o da Zynga, que suportada em sucessos como o Farmville, entrou na bolsa de valores, mas cuja atividade nos mercados não tem sido descontraída e livre de várias sobressaltos - leia-se, períodos de fortes perdas e grande desvalorização.

Escreve a Reuters que as tecnológicas AirBnB e Square também estão de olho numa possível entrada na bolsa de valores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico